8 Foot Sativa, metal contra a exploração animal

8 Foot Sativa é considerada uma das bandas de metal mais bem-sucedidas internacionalmente da história do país (Foto: Divulgação)

8 Foot Sativa é uma banda de metal de Auckland, na Nova Zelândia, que foi fundada em 1998 e traz na formação somente músicos veganos. Também é considerada uma das bandas de metal mais bem-sucedidas internacionalmente da história do país.

Em sua trajetória, o 8 Foot Sativa já excursionou com bandas como Motörhead, Fear Factory, Corrosion of Conformity, Soufly, Disturbed, Slipknot, Korn, System of a Down e Children of Bodom, o que ajudou a espalhar a sua mensagem contra a exploração animal.

Em 2007, eles lançaram o álbum “Poison of Ages”, baseado em nove músicas que apresentam a perspectiva vegana sobre diversos temas, mas principalmente sobre a maneira como a humanidade vem destruindo o planeta. Já em 2009, o 8 Foot Sativa lançou um single intitulado “Sleepwalkers”

No clipe de divulgação da música homônima, que apresenta o ser humano como um sonâmbulo em relação à exploração animal, o espectador é convidado a seguir um bezerro que é levado de uma fazenda para um matadouro. E assim, acompanhamos todo o processo de produção de carne.

Depois vemos uma família comprando vitela, a carne do bezerro, em um mercado – o que é uma clara alusão ao fato de que financiamos a morte de animais quando consumimos carne.

Um vídeo visceral e realista

“Sleepwalkers” é um vídeo visceral que mostra também como são tratados porcos, frangos e galinhas, animais mantidos confinados em pequenos espaços. Para intimidar ainda mais o espectador, ao final a banda informa: “Milhares de animais foram prejudicados na produção deste vídeo.”

Em fevereiro 2013, a banda lançou a coletânea “Ten Years of Sativa”, que traz a música “Sleepwalkers”. Antes do surgimento do 8 Foot Sativa, os integrantes formaram uma banda no colegial e tocaram covers de Sepultura, Slayer, Pantera, Metallica, Judas Priest e Iron Maiden, algumas das suas principais influências.

De 2002 a 2013, eles lançaram os álbuns “Hate Made Hate”, “Season for Assault”, “Breed the Pain”, “Poison of Ages” e “The Shadow Masters”.

Referências

http://www.8footsativa.co.nz/

https://www.facebook.com/8FOOTSATIVABAND/

http://www.muzic.net.nz/artists/512.html

http://www.metal-archives.com/bands/8_Foot_Sativa/14412

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *