Abrigo de jumentos precisa de ajuda com urgência em Fortaleza

Um dos poucos locais onde jumentos e mulas são mantidos livres da exploração humana no Nordeste, o abrigo, que está alagado, hoje é lar de 36 animais (Fotos: Divulgação)

O abrigo de jumentos Menino Vaqueiro, em Fortaleza (CE), está passando por novas dificuldades após o local ser alagado pelas constantes chuvas que têm atingido a região nos últimos meses.

Um dos poucos locais onde jumentos e mulas estão livres da exploração humana no Nordeste, o abrigo hoje é lar de 36 animais. No entanto, a fundadora Márcia Virgínia Freitas dos Santos, que administra e cuida do espaço contando apenas com um ajudante, destaca que a situação piorou nos últimos dias.

“Precisamos mudar com urgência porque, além do local estar completamente alagado, não há mais segurança para os animais aqui. Ainda não mudei porque não tenho condições de pagar o transporte e o aluguel, que é de R$ 1,4 mil por mês”, revela.

Para tirar a água que estava próxima das baias do abrigo, Márcia teve de pedir também ajuda a um vizinho. “Estamos fazendo isso usando baldes, mas as chuvas podem continuar a qualquer momento. Só tenho um ajudante”, lamenta.

E desabafa: “Nunca consegui ajuda de prefeitura, governo, de empresários. Sempre fui atrás e sempre levei não na cara. É um abrigo bem simples, por falta de estrutura. Ainda assim, onde sei que há um animal, vou lá para resgatá-lo e trago pra cá. Cuidamos de animais judiados por carroceiros, de animais abandonados após acidentes.”

Márcia Virgínia Freitas dos Santos lamenta que uma cidade turística como Fortaleza seja negligente em relação aos animais de grande porte, e frisa que ainda é difícil encontrar quem queira ajudar a mudar essa realidade ao apoiar iniciativas como a do abrigo.

Ela explica que o auxílio para manter esse trabalho vem de poucas pessoas. “São de bom coração”, avalia.

Faça uma doação ao Abrigo Menino Vaqueiro

Banco do Brasil

Titular: Márcia Virgínia Freitas dos Santos

Agência: 3655-2

Conta Corrente: 76.604-6

CPF: 739511023-49

Pix: (85) 98931-1281

Picpay: @abrigo.meninovaqueiro

Clique aqui para acompanhar o trabalho do Abrigo Menino Vaqueiro por meio do Instagram.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *