Ativistas se reúnem amanhã na Alesp para pedir pelo fim da exportação de animais

Desde o ano passado, em todos os últimos episódios envolvendo exportação de gado foram registrados casos de negligência, maus-tratos e óbitos ao longo da viagem (Acervo: TV Tribuna)

Amanhã, a partir das 13h, ativistas dos direitos animais vão se encontrar na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) para pedir pelo fim da exportação de animais no estado de São Paulo. Na ocasião, o Colégio de Líderes, composto por líderes partidários que discutem a agenda de prioridades da assembleia, pode decidir pautar a votação do PL 31/18. A presença de ativistas pode ser determinante para um resultado favorável aos animais.

Alguns parlamentares já explicitaram apoio ao projeto proposto pelo deputado Feliciano Filho. No entanto, a presença de um grande número de ativistas é importante para pressionar os deputados a não desconsiderarem que a exportação de animais é incompatível com o chamado bem-estar animal. Desde o ano passado, em todos os últimos episódios envolvendo exportação de gado foram registrados casos de negligência, maus-tratos e óbitos ao longo da viagem, além da poluição das águas em decorrência do descarte de resíduos de origem animal. Essas informações podem ser facilmente confirmadas nos maiores sites de notícias.

De acordo com a deputada estadual Beth Sahão, que apoia o fim da exportação de animais, uma sociedade evoluída é aquela que cuida dos animais e os respeita. Beth informou em sessão ordinária realizada na Alesp no último dia 26 que depois que passou a tutelar um cachorro, sua relação com os animais passou a ser totalmente diferente. O deputado Carlos Giannazi também apoia o PL 31/18, que proíbe o embarque de animais vivos para abate. Giannazi informa que essa prática é um crime tipificado na Lei Federal. “Os grandes frigoríficos possuem isenção fiscal e são beneficiados, apesar de devedores de impostos para a Receita Federal”, criticou durante a sessão ordinária.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *