Austrália aprova lei que proíbe testes em animais na indústria cosmética

A HSI estima que mais de 500 mil animais sejam mortos por ano na realização de testes de segurança de cosméticos e de outros produtos (Foto: HSI)

O Senado australiano aprovou ontem a lei que proíbe a realização de testes em animais na indústria cosmética. O projeto foi apresentado originalmente pela Câmara dos Representantes em junho de 2017 e teve o apoio da organização Humane Society International (HSI).

O governo australiano se comprometeu com a adoção de 11 medidas para garantir que todos os ingredientes cosméticos sejam cobertos pela proibição. Além disso, vai apoiar o desenvolvimento e a aplicação de testes alternativos, ou seja, sem o uso de animais.

A Humane Research Australia também teve papel determinante nessa conquista, segundo a HSI. “Esta é uma grande vitória para os animais, consumidores e ciência. No mundo todo, a legislação recente tornou mais difícil para as empresas que continuam testando animais venderem seus produtos”, destaca a Humane Society International.

Recentemente o estado da Califórnia, nos EUA, aprovou a Lei de Cosméticos Livre de Crueldade que proíbe a comercialização de produtos testados em animais a partir do dia 1º de janeiro de 2020. A HSI estima que 500 mil animais sejam mortos por ano em testes de segurança de cosméticos e de outros produtos.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *