Brasil é o sexto país que mais lança produtos veganos

Aumento de lançamentos de produtos veganos é uma resposta à demanda nacional

Uma pesquisa realizada pela empresa britânica de pesquisa de mercado global Mintel revelou que o Brasil é o sexto país que mais lançou produtos veganos entre junho de 2017 e julho de 2018. A posição é dividida com outras nações que estão vivenciando a emergência do veganismo, como Canadá, Austrália, Itália e Áustria. Ponderando que até a década passada, quando se falava em produtos para veganos, o mercado se restringia mais ao Reino Unido e Estados Unidos essa revelação é bem positiva.

Com base na pesquisa da britânica Mintel, isso significa que se o Brasil está investindo na indústria de produtos para veganos é porque há uma demanda crescente – por parte de veganos, vegetarianos e até mesmo pessoas dispostas a reduzirem o consumo de produtos de origem animal.

De olho nesse crescimento, alguns meios de comunicação estão dando cada vez mais visibilidade ao veganismo. No último domingo, por exemplo, o portal Terra destacou o crescimento do veganismo no Brasil e, em consequência disso, declarou que o “mercado vegano vem crescendo a passos largos e trazendo novas oportunidades de negócios”. A releitura feita desse mercado vai ao encontro de uma realidade mundial, considerando que o mercado vegano cresce no mundo todo.

Segundo a reportagem publicada pelo Terra, o veganismo está longe de ser uma moda passageira. “A conscientização é uma prova disso, hoje cada vez mais as pessoas estão preocupadas com os alimentos que chegam à sua mesa. […] O estilo de vida, que é baseado em não consumir e nem utilizar nada que provém de animais cresce e traz novas oportunidades de negócio e mais humanização no processo de produção de alimentos, roupas e até cosméticos”, enfatiza. A matéria também faz uma observação sobre o aumento do número de restaurantes veganos, trazendo opções de cardápios inovadores.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

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