Brasil matou mais de oito milhões de bovinos para consumo em 90 dias

Número significa crescimento do abate de 2,4% em relação ao primeiro trimestre de 2019 e 4,1% em comparação ao mesmo período de 2018 (Acervo: Canal da Zona Rural)

De acordo com informações divulgadas neste mês de agosto pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil matou 8,08 milhões de bovinos para consumo no segundo trimestre de 2019.

Os dados que compõem a Estatística da Produção Pecuária informam também que isso significa crescimento do abate de 2,4% em relação ao primeiro trimestre de 2019 e 4,1% em comparação ao mesmo período de 2018.

Os bovinos estão sendo enviados cada vez mais jovens para os matadouros no Brasil, segundo o IBGE. Isso tem relação com a demanda voltada à exportação de carne principalmente para países asiáticos como a China que não se interessam pela carne de animais com mais de 30 meses de idade.

Alguns países pagam R$ 4 a mais pela arroba de bovinos mais jovens, o que significa que a expectativa de vida dos animais é pautada pelo mercado. Se há procura, os pecuaristas pesam o custo/benefício de abatê-los cada vez mais jovens.

Em geral, a preferência é por novilhos e novilhas, mas vacas também estão sendo abatidas mais cedo, conforme dados do IBGE que apontam crescimento de 3,2% em relação a 2018.

No Mato Grosso do Sul, desde 2017 o Programa de Apoio à Criação de Gado para o Abate Precoce (Novilho Precoce) estimula pecuaristas a criarem e desenvolverem bovinos que possam ser abatidos mais cedo.

Só no primeiro ano após a implementação, quase 800 mil animais foram abatidos com idade a partir de 20 meses. No entanto, a idade não é o critério primordial do programa, mas sim o peso – o macho deve render pelo menos 225 quilos de carcaça e a fêmea 180 quilos.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

3 respostas

  1. A maior industria da morte é a do abate de animais que diariamente são chacinados aos milhares para atender aos consumidores de seus cadáveres que sofrerão o reflexo de sua degenerada forma de alimentção e não farão mais parte deste planeta após este sofrer a necessária Transformação. A Mãe-Natureza poupará apenas os que a respeitam e amam todos os seres da Criação. Quem puder entenda… Pausa para reflexão!

    1. Estou plenamente de acordo com a sua opinião. Tão culpados são os criadores, como os que matam, como os que consomem. Gostei desta sua frase”…Quem puder entenda… Pausa para reflexão!”

      ou fazer dela as minhas palavras, na minha publicação. Grata! Somos uns assassinos da Mãe-Natureza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *