Chilenos criam maionese vegana que imita sabor tradicional

Maionese nos sabores picante, original e com alho (Foto: Divulgação)

A startup chilena NotCompany anunciou que já está comercializando uma maionese vegana que imita o sabor e a textura da maionese tradicional. Além de não possuir ingredientes de origem animal e ser saudável, a “NotMayo” não conta com transgênicos, glúten e derivados de soja na composição. Atualmente a empresa está aberta à comercialização do produto em outros países.

Depois de lançar a maionese nos sabores original, com alho e picante, a NotCo está se preparando para disponibilizar no mercado o “Not Milk”, “Not Yogurt” e o “Not Cheese”, alternativas ao leite, iogurte e queijo que a startup garante que também têm sabor e textura semelhantes aos seus equivalentes de origem animal. A ideia de criar esses produtos partiu de uma união entre cinco empreendedores e cientistas chilenos preocupados com o meio ambiente, os animais e a sustentabilidade.

“Encontramos uma maneira de deixar de ser observadores passivos das questões relacionadas com a vida saudável e um mundo sustentável, para sermos participantes ativos na luta por ajudar o planeta e estimular as pessoas a se alimentarem melhor”, informam.

Para produzir alimentos saudáveis e sustentáveis a partir de vegetais, a NotCo desenvolveu o Giuseppe, um software capaz de gerar fórmulas alimentares com base em ingredientes vegetais, e imitando os alimentos de origem animal:

“O Giuseppe foi criado a partir de um algoritmo de inteligência artificial que procura padrões nos dados tradicionais de plantas e alimentos. Esses padrões permitem que Giuseppe detecte quais vegetais devem ser combinados para gerar o sabor e a textura desejados. Uma parte fundamental do treinamento do Giuseppe é a construção de um banco de dados dentro da NotCo, que descreve em nível molecular as propriedades de um grande número de plantas e alimentos tradicionais.”

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *