Criação de pugs não será mais permitida na Holanda

Agora o governo vai começar a exigir que a legislação seja cumprida (Fotos: Getty)

De acordo com informações da Animal’s Health e do Vet Times, o governo holandês vai cobrar a partir deste ano o cumprimento de uma lei que proíbe a criação de 20 raças de cães com focinhos muitos curtos, entre eles o popular pug.

A justificativa é que animais que possuem focinho com comprimento inferior a um terço do crânio desenvolvem facilmente problemas respiratórios e cardíacos. Categorizados como braquicefálicos, cães como pugs são criados para terem um maxilar inferior normal e um maxilar superior recuado.

A consequência dessa predileção estética é que eles nascem com estenose, ou seja, narinas muito estreitas; além de hipoplasia traqueal, palato mole solto na garganta e problemas oculares. Também sofrem de hipertermia e têm maior facilidade de desenvolvimento de doenças periodontais em decorrência do estreitamento dos dentes.

Na Holanda, a lei que proíbe a criação de cães braquicefálicos como pugs, buldogues ingleses e franceses existe desde 2014, mas somente agora o governo vai começar a exigir que a legislação seja cumprida.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

18 respostas

  1. Eu particularmente crio e amo a raça, mas confesso que da pena vê-la com dificuldade para dormir tranquila. Mas amo seu comportamento peralta e doce!!!_

    1. O animal não consegue respirar ou dormir direito e vc ama seu comportamento peralta e doce? Ah por favor, pare com essa crueldade e não crie mais.

    2. Isso se chama sadismo. Vcs gostariam de ter um filho que tenha algum Problema respiratório, com uma deficiência??? SÃO CÃES DEFICIENTES. SERÁ POSSÍVEL QUE VCS ACHAM LEGAL UM SER VIVER SEM QUALIDADE DE VIDA??

    3. vc é sadica namoral o cachorro vive cheio de problema,nao consegue respirar direito,mtos perdem um olho,entre outros problemas da raça e vc ainda vem me dizer q ama a raça???? vc ama o dinheiro q ganha criando o cachorro esse cachorro deveria ser proibido a criaçao de tanta crueldade q ele sofre todos os dias de sua vida.o pug nao vive, ele sobrevive.

  2. Tive um pitibul 17 anos desde de bebe partiu ano passado choro até hoje nunca mordeu NINGUÉM as Crianças montavam cavalinho nele
    Hoje tenho um PUG que é a alegria dos meus netos .Violento é o ser humano ..Não os animais

  3. Tenho Pug,não tem nenhum problema d saúde graças a Deus
    Não é gorda,come apenas ração e toma agua,mais nada, é linda e feliz????

  4. Tenho Pug e graça a deu os meu nunca mideram problema sei que muitos têm problemas concordo com vcs e que muitos dos problemas de saúde também e culpa dos donos

  5. Somente animais com permissão certificado pelo kennel vão poder se reproduzirem. A informação é falsa a criação não será proibida e sim a fábrica de cachorros não será todos os cães qie poderam reproduzir.

  6. Matéria chapada ,informação triste e ignorante pugs obesos tem dificuldades e problemas ,pois tenho um atleta q acompanha o pitbull e outra foram vcs q criaram os pugs ?pois acho q foi DEUS, c você tiver um filho com deficiência como foi comparado em outros comentários,q no meu ponto de vista não tem nada a ver ,então homens idiotas e ignorantes decidem por DEUS agora?,paraaaaa seus trouxas criem um pug e dps comentem,obrigado

    1. vc concerteza nao tem um pug sinto lhe dizer.duvido um pug se pendurar nem q seja por 30 segundos em algo sendo q tem pitbuls q aguentam mais q 5 minutos vc quer dizer q o animal q sofre e eh cheio de problema aguenta acompanhar um pitbull no quesito atleta????

      1. Eu nunca tive um pug e muitos que falam mal da raça nunca tiveram pugs eu não tenho um pug mais ja ouvi historias de pessoas que ja teve um pug e o animal e muito saudavel e brincalhão, a maioria gosta deixar o animal obeso e depois falam mal da raça, da pra ver aqui que tem pessoas idiotas que nunva tiveram pug e se acha que sabe de alguma coisa

    2. Na vdd o pug sofreu mtas auteraçoes pq zsua forma original n tnha o focinho tão curto e era maisz ativa, então foi ss o homem q modificou o pug

  7. Tenho uma Pug de 7 meses….linda e saudável, cuido da sua dieta, fico de olho sempre em todos os sinais q ela mostra (saúde). Ela brinca, corre, como qualquer cachorro….então o q vai dizer se seu cão é doente ou não é sua criação! Não tem nada de bizarro…o pitbull tb é modificado geneticamente e ninguém tá reclamando….alias tem muitas raças modificadas no mundo….então respeitem os animais dos outros….e fica a dica….bizarro é quem não tem a capacidade de ter respeito com o animal dos outros….tenha um pug primeiro p depois falar mal….doenças qualquer raça pode ter….

  8. Eu tenho um Pug que adotei adulto, ele tem dificuldade de respirar sim, não aguenta uma caminhada simples, é egoismo criar essa raça que visa apenas a vaidade do humano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *