Foto: Seab
No Paraná, pequenos produtores estão envolvidos na produção de plantas medicinais, condimentares e aromáticas em mais de seis mil hectares em pelo menos 154 cidades. No total, o segmento produz 18,6 mil toneladas por ano, o que gera uma receita de R$ 88,5 milhões.
Esses números são consequência da crescente busca por produtos naturais. “O mercado de cosméticos e corantes naturais é promissor e tem aumentado a demanda por plantas com princípios ativos de interesse”, informa a coordenadora estadual de plantas medicinais, aromáticas e condimentares do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (Iapar-Emater), Laís Gomes Adamuchio de Oliveira.
Ela explica que o plantio de plantas potenciais – medicinais, aromáticas e condimentares – é excelente opção para a agricultura familiar por garantir alta rentabilidade por área, chegando a ser até dez vezes mais lucrativo do que os grãos. Além disso, o cultivo demanda muita mão de obra, o que acaba gerando mais empregos.
De todas as plantas potenciais produzidas no Paraná, hoje o grande destaque é a camomila, com 1.853 hectares distribuídos em 14 municípios. O Paraná se sobressai também como exportador de ginseng brasileiro e óleo essencial de menta japonesa.
Laís explica que a secretaria está finalizando um grande mapeamento para indicar onde cada espécie de planta é cultivada no Estado. “Este levantamento facilitará, sobretudo, a comercialização dessas plantas.”
Para que as plantas tenham apelo comercial, ela destaca que a capacitação dos agricultores é fundamental. “É preciso cuidar desde o plantio, passando pela colheita, até o beneficiamento para que não percam os princípios ativos que são de interesse das empresas compradoras. Os mercados de fitoterápicos e de óleos essenciais exigem mais cuidado e, por isso, a importância da assistência técnica.”
Saiba Mais
Plantas como lavanda, capim-limão e erva-cidreira têm sido cada vez mais utilizadas para tratar a ansiedade.
Vamos considerar que alguém seja insensibilizado para ser morto contra a sua vontade. Isso torna…
No filme “Fish Tank”, lançado no Brasil como “Aquário”, de Andrea Arnold, há uma cena…
A série “Monstro: A História de Ed Gein”, da Netflix, traz uma cena no segundo…
Chamam a atenção os esforços que pessoas que se opõem ao veganismo fazem para tentar…
No romance “Ponciá Vicêncio”, de Conceição Evaristo, há um momento em que Ponciá está deitada…
Há um momento no livro “Quarto de Despejo” em que Carolina Maria de Jesus reflete…