Ativistas desafiam o presidente Jair Bolsonaro a se tornar vegano

A ativista vegana Anita Krajnc enfatizou que a agropecuária representa uma das principais ameaças para o futuro da Amazônia (Foto: Jenny Henry)

Na semana passada, ativistas canadenses e brasileiros bloquearam o tráfego no centro de Toronto para protestar contra as novas políticas para o meio ambiente do presidente Jair Bolsonaro (PSL).

O protesto foi realizado em frente ao consulado brasileiro. Alguns manifestantes seguraram letras formando a frase “Go vegan or we die”, desafiando o presidente “a se tornar vegano ou morreremos” – em referência ao impacto do desmatamento associado à produção e consumo de alimentos de origem animal.

“Nós desafiamos o presidente Bolsonaro a se inscrever no Veganuary [projeto que orienta quem quer se tornar vegano]”, disse Anita Krajnc, ativista vegana conhecida internacionalmente por seu trabalho com as organizações Toronto Climate Save, Extinction Rebellion e Toronto Pig Save. O mesmo protesto, que contou com a participação de brasileiros que vivem no Canadá, foi realizado em outras cidades como Ottawa, Oslo e Melbourne, segundo Anita.

De acordo com a CTV News, do Canadá, desde que Bolsonaro foi eleito, seus planos para o meio ambiente têm incomodado a comunidade internacional principalmente por causa das implicações que podem acarretar para a Amazônia e para as comunidades indígenas.

“Bolsonaro prometeu reverter o cumprimento das leis ambientais e expandir a mineração, a exploração madeireira e a pecuária na maior floresta tropical do mundo, que abrange nove países e abriga 30 milhões de pessoas. O Brasil também retirou uma oferta para sediar este ano a Conferência do Clima da ONU, e seu novo ministro da Agricultura se referiu à agência de proteção ambiental do Brasil [Ibama] como uma ‘indústria de multas’”, destacou a CTV.

A ativista vegana Anita Krajnc enfatizou que a agropecuária representa uma das principais ameaças para o futuro da Amazônia, e que os planos do presidente em favor desse segmento podem ser um “desastre para o mundo: “Se Bolsonaro fosse vegano, ele não pensaria em reduzir a preciosa floresta amazônica.”

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *