Documentário conta história de porca que fugiu para proteger seus leitões

No mês passado foi lançado no Reino Unido o documentário de 53 minutos “When Pigs Escape”, que conta a história de Matilda, uma porca que se escondeu em uma floresta com seus dez leitões recém-nascidos para que não fossem separados.

“O documentário narra a campanha para salvar a família de porcos e acompanha a nova vida de Matilda e seus bebês após serem resgatados. É uma peça biográfica que nos convida a olhar para os porcos como nunca os vimos antes”, diz o diretor Jusep Moreno.

Matilda se abrigou em uma floresta no condado de Nottinghamshire, na Inglaterra, para dar à luz aos leitões, que geralmente são separados da mãe com idade de 18 a 21 dias.

O episódio deu origem a um abaixo-assinado para motivar o proprietário da fazenda onde Matilda vivia a libertá-la, assim como seus filhotes. A campanha deu certo e hoje eles vivem em um santuário.

Segundo Lucy Booth, que iniciou a campanha em defesa de Matilda, a porca demonstrou muita bravura, determinação e grande amor por seus bebês. “Seus instintos maternais entraram em ação e ela soube que precisava colocar a si mesma e seus bebês em segurança para protegê-los.”

Embora porcos possam viver por até 20 anos, eles são mortos com cerca de seis meses no Reino Unido quando criados para consumo. Já no Brasil, há muitos porcos sendo abatidos também com quatro ou cinco meses.

“Os porcos são extremamente inteligentes. Eles podem ser mais espertos do que alguns primatas, golfinhos, cães e até crianças humanas! Eles são seres altamente sociais e emocionais e podem captar as emoções de outros porcos em seu grupo e, naturalmente, desenvolvem relações sociais complexas, semelhantes a lobos ou grandes macacos”, comenta Lucy.

A porca Matilda e seus filhos hoje têm um espaço amplo e seguro, além de muita palha, frutas e outros vegetais à sua disposição. Em breve, o filme deve ser disponibilizado em plataformas de streaming e legendado para conscientizar e sensibilizar pessoas de outros países.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *