Documentário filmado no Paraná expõe relação entre pecuária e bactérias multirresistentes

Foto: Andrew Skowron

Na quarta-feira (8), a organização Proteção Animal Mundial lançará o documentário “Bactérias Multirresistentes: Uma Ameaça Invisível” em sessão pública gratuita no Cine Petra Belas Artes, em São Paulo (SP). Após a exibição, realizadores e especialistas participarão de um debate com o público.

Dirigido por Gabriel Iorio e Denis Bertoncello, o documentário filmado no Paraná, que tem duração de 20 minutos, será disponibilizado no canal da Proteção Animal Mundial no YouTube na quinta-feira (9).

De acordo com o filme, as bactérias multirresistentes que estão surgindo no contexto da pecuária a partir do uso excessivo de antibióticos, ou seja, para atender a demanda dos consumidores por proteína animal, são uma ameaça silenciosa que está afetando a saúde das pessoas, dos animais e do ambiente.

“Exames apontam um leque restrito de medicamentos que podem ter algum sucesso no tratamento, ou, o que é pior, identificam total ausência de alternativas para alcançar a cura. O mais alarmante é que a água que bebemos ou os alimentos que consumimos podem estar entre os culpados para essas infecções fatais.”

Em abril, a Proteção Animal Mundial lançou a campanha “Haja Estômago!”, que tem como objetivo conscientizar a população sobre o problema.

“Consumimos muita carne, de manhã (presunto, mortadela, etc), no almoço e no jantar. Consequentemente, a indústria passou a produzir mais animais”, destaca a campanha, acrescentando que isso deu origem aos animais de criação industrial intensiva, que vivem aglomerados, estressados e mais suscetíveis a doenças.

Segundo a campanha, para mascarar o problema, produtores estão dando aos animais antibióticos como forma de prevenção. O uso indiscriminado mata as bactérias fracas selecionando as fortes e resistentes aos antibióticos, assim originando bactérias multirresistentes.

“Essas bactérias resistentes a antibióticos acabam sendo transmitidas aos seres humanos, prejudicando não só a saúde dos animais, mas também a nossa.”

Clique aqui e leia a matéria sobre bactérias multirresistentes encontradas perto de granjas de suínos no Paraná.

A sessão pública do documentário tem vagas limitadas. Para participar, é preciso reservar o ingresso pela plataforma Sympla – clique aqui.

 

 

 

 

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *