Dona Maria: uma lição de respeito pelos animais

No interior do casebre, sobre uma pequena cama, estava uma cadelinha, a quem ela tratava com raro carinho e respeito

Apesar da situação extremamente difícil, a sua maior preocupação era com os animais com quem convivia (Foto: David Arioch)

Em março de 2014, quando comecei a produzir um documentário sobre a realidade da população de um bairro periférico e marginalizado de Paranavaí (PR), conheci Dona Maria, uma senhora que trabalhava recolhendo materiais recicláveis.

Em uma manhã, testemunhei o estado lastimável da casinha onde vivia, atingida por forte enxurrada. Ela me contou que perdeu quase tudo. Apesar da situação extremamente difícil, a sua maior preocupação era com os animais com quem convivia.

No interior do casebre, sobre uma pequena cama, estava uma cadelinha, a quem ela tratava com respeito e carinho. Dias antes, a cachorrinha tinha passado mal e ela percorreu quilômetros a pé até encontrar um médico veterinário.

No casebre, moravam também outros dois cães que gostavam de ficar perto da única porta. Em cima de um colchão havia três pratinhos com comida.

Dona Maria não ganhava o suficiente para a subsistência, tendo de recorrer a doações, e dois dias antes quase perdeu a casinha construída com as próprias mãos. Apesar de tudo, ela afirmou que o mais importante era cuidar de seus três companheiros animais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here