Embaixada do Vietnã no Brasil recebe pedido de apoio para acabar com a indústria de bile de urso

Embora a maior parte do Vietnã tenha feito grandes progressos para acabar com a prática cruel de extração de bile de urso para fins medicinais, a capital Hanói continua sendo o centro de criação de ursos para extração de bile no país, com 148 ursos em 27 fazendas, representando 52% do total no Vietnã.

Por isso, a direção da Proteção Animal Mundial Brasil enviou este mês para a embaixadora do Vietnã, Pham Thi Kim Hoa, um pedido para acabar de vez com a indústria de bile de urso não só em Hanói, como em todo Vietnã.

No documento, são solicitadas medidas por parte das autoridades vietnamitas como convencer os proprietários de ursos a transferirem voluntariamente os animais para as autoridades e promover alternativas vegetais para substituir a bile de urso.

“Também pedimos que sejam tomadas medidas imediatas e decisivas quando houver ilegalidade em fazendas de urso, destinando o animal para local adequado, assim como pedimos que garantam um processo e punição rigorosos para violações graves, além da proibição da criação de ursos em fazendas privadas.”

A Proteção Animal Mundial lembra que o governo vietnamita proibiu a extração de bile de urso no país há 17 anos, no entanto, a prática ainda não foi abolida.

“Hoje trabalhamos com o governo do Vietnã para registrar e monitorar todos os ursos que ainda vivem em fazendas pelo país, assim como para garantir que todos os ursos encontrados sem documentos de registro sejam transferidos para um centro de resgate do governo ou santuários.”

Para a entidade, o Vietnã deve se inspirar na Coreia do Sul que se comprometeu em acabar com a exploração de bile de urso até janeiro de 2026.

Atualmente 41 províncias vietnamitas permanecem livres de indústria de bile de urso e o número de ursos em fazendas foi reduzido de 4,3 mil em 2005 para 282.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *