Empresa brasileira desenvolve ingredientes para melhorar textura e sabor das carnes vegetais

Foto: TM

Fundada há 95 anos, a Duas Rodas, fabricante de ingredientes para a indústria alimentícia, anunciou esta semana que está investindo na expansão de sua plataforma tecnológica Plant Based Solutions com o objetivo de melhorar o sabor, suculência e textura das carnes vegetais.

“Os novos itens reúnem, na linha RealTaste, aromas e condimentos que conferem sabor similar à carne bovina, com notas de grelhado e carne assada, cebola, alho e pimenta, para aplicação em hambúrguer, almôndega e carne moída, além de condimentos e aromas que trazem sabores similares à carne de frango para empanados e linguiças”, informa.

Segundo a Duas Rodas, além de promover o “verdadeiro sabor da carne”, as soluções da RealTaste potencializam o apelo sensorial com aromas e antioxidantes naturais – moduladores de sabor – que neutralizam off-notes indesejadas provenientes de proteínas de soja e ervilha.

“Promover o sabor e textura de produtos de origem animal para opções vegetais é um grande desafio técnico-sensorial considerando características das plantas, que são diversas às da carne”, diz a diretora de negócios internacionais da Duas Rodas, Rosemeri Francener.

Tecnologia, pesquisas e estudos de especialistas em sabor

“Unimos tecnologia (como a de bioprocessos), pesquisas e estudos dos especialistas em sabor para desenvolver a Plant Based Solutions, que traz o sabor, a textura e a suculência da carne bovina e frango para diferentes aplicações com proteína vegetal.”

Segundo o gerente de marketing da Duas Rodas, Paulo Mokarzel, a empresa estudou as motivações e necessidades dos consumidores, sua busca por hábitos mais saudáveis na alimentação e sua preocupação crescente com o bem-estar animal e com o impacto ambiental gerado pela produção de proteínas de origem animal.

“Nosso portfólio permite à indústria promover a melhor experiência de sabor para proteínas vegetais, pois se inspira no verdadeiro sabor de produtos consagrados no mercado para ressaltar as suas principais notas de sabor”, garante Mokarzel.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *