Empresários trocam produção de leite de cabra em pó por proteínas vegetais

Em 2020, e sob o nome HealthyProteins, eles fizeram a transição para uma produção voltada somente às proteínas vegetais (Foto: Divulgação)

Há 20 anos, Arnauld van Hees e Geannys Gonzalez foram pioneiros na produção de leite de cabra em pó orgânico para nutrição especializada infantil na Europa.

No entanto, em 2020, e sob o nome HealthyProteins, eles fizeram a transição para uma produção voltada somente às proteínas vegetais. Com foco em fórmulas infantis veganas, assim como produtos voltados a esportistas, gestantes e idosos, Hees e Gonzalez firmaram uma parceria com a ProVeg International, organização que tem hoje como um dos seus principais objetivos ajudar na criação de um sistema alimentar global mais sustentável.

Quando ainda fornecia matérias-primas lácteas, a empresa fundada por Van Hees nos Países Baixos tornou-se uma das protagonistas no cenário global, mas ele optou por vendê-la em 2012. “Eu me saio melhor em um negócio de pequena escala”, explicou à ProVeg International, acrescentando que seus hábitos alimentares também começaram a mudar.

“Eu adorava consumir carnes e laticínios sem realmente pensar nisso”, declarou o empreendedor que hoje está em transição para uma dieta livre de tudo que seja de origem animal.

“Eu não tinha uma vida saudável antes. Até fiquei muito doente. Portanto, algo precisava mudar e, nesse ínterim, concluí que é importante contribuir para um mundo melhor.”

Hoje a HealthyProteins, comandada por Van Hees e Gonzalez, fornece proteínas vegetais à indústria e se concentra no que é conhecido como nutrição especializada, uma categoria que inclui alimentos para bebês e aplicações medicinais, como fluidos para pós-operatório.

“Até hoje esses fluidos ainda contêm produtos lácteos, embora possam causar uma resposta imunológica negativa no corpo. É por isso que há muito interesse em alternativas à base de vegetais.”

“A mudança está acontecendo rapidamente”

O trabalho do cofundador Geannys Gonzalez se concentra em Valência, na Espanha, onde ele administra uma filial da HealthyProteins e cultiva matérias-primas como amêndoas e girassol.

“De nossa localização na Espanha, estabeleço ligações entre velhos conhecidos da indústria de laticínios e novos produtores de matérias-primas vegetais para que possam progredir juntos.”

Segundo Gonzalez, que passou 20 anos na indústria de laticínios, o segmento de nutrição especializada está pronto para mudar. “Percebi que as matérias-primas vegetais oferecem uma oportunidade mais ampla para a indústria de alimentos. Afinal, é melhor para as pessoas e para a natureza.”

Eles explicaram à ProVeg que ainda hoje atendem muitos dos fornecedores da época em que produziam leite de cabra em pó. “Esses compradores estão todos muito interessados em opções à base de vegetais. Há muito a ganhar e eles também percebem isso. A mudança está acontecendo agora e está acontecendo rapidamente.”

Os produtos para bebês baseados nas matérias-primas da HealthyProteins estão em fase final de testes e devem chegar ao mercado europeu e norte-americano até o final de 2021.

Gosta do trabalho da Vegazeta? Colabore realizando uma doação de qualquer valor clicando no botão abaixo: 




Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *