Estimativa de animais mortos na Austrália sobe para 1,25 bi

Total diz respeito às espécies atingidas em uma área de 8,4 milhões de hectares de matas nativas, florestas e parques (Foto: Matthew Abbott /New York Times /Redux)

De acordo com informações divulgadas esta semana pela organização WWF-Austrália, a estimativa de animais mortos em incêndios florestais na Austrália agora é de 1,25 bilhão. O total diz respeito às espécies atingidas em uma área de 8,4 milhões de hectares de matas nativas, florestas e parques.

O relatório também aponta que aproximadamente 1/3 da população de coalas, um dos animais mais icônicos do país, foi dizimado pelos incêndios em Nova Gales do Sul. Até a semana passada o governo australiano continuava divulgando como estimativa oficial um total de 480 milhões de animais mortos. No entanto, também foi nesta semana que houve o reconhecimento de que o cenário é pior do que se imaginava.

O professor de ecologia da Universidade de Sydney, Christopher Dickman, que produziu um relatório que serviu de referência às estimativas, já havia publicado um artigo explicando que 480 milhões de animais mortos é um número bem abaixo da realidade.

“Os autores deliberadamente empregaram estimativas altamente conservadoras ao fazer seus cálculos. A verdadeira mortalidade provavelmente será substancialmente mais alta do que a estimada”, declarou em artigo publicado pela Universidade de Sydney no fim de semana.

“Muitos dos animais afetados provavelmente foram mortos diretamente pelos incêndios, enquanto outros sucumbiram mais tarde devido ao esgotamento dos recursos alimentares e de abrigo, além da predação de felinos selvagens introduzidos, assim como as raposas vermelhas.”

A Austrália, que conta com mais de 300 espécies nativas de mamíferos, possui 244 que são encontradas somente no país. Ou seja, em nenhum outro lugar do mundo.

“Cerca de 34 espécies e subespécies de mamíferos nativos foram extintas na Austrália nos últimos 200 anos, a maior taxa de perda para qualquer região do mundo”, lamenta.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *