Notícias

FALA deve reunir mais de mil candidaturas em defesa dos animais

O trabalho iniciado em agosto já conta com mais de 200 pré-candidaturas e tem como objetivo divulgar somente os nomes de quem concorda com a carta-compromisso (Foto: Fábio Rodrigues/Agência Brasil)

A Frente de Ações pela Libertação Animal (FALA) informou hoje (14) que pretende reunir e divulgar mais de mil candidaturas em defesa dos animais no Brasil para as eleições municipais do dia 15 de novembro.

O trabalho iniciado em agosto, e que envolve também entrevistas, já conta com mais de 200 pré-candidaturas e tem como objetivo divulgar somente os nomes de quem concorda com a carta-compromisso elaborada pela entidade. A intenção é apoiar somente pessoas realmente comprometidas com a causa animal.

Compromisso de combater o especismo

Dentre as exigências da FALA para apoiar cada candidatura está o compromisso de combater a violência contra animais, enfrentar o especismo e todas as demais formas de discriminação e opressão em nossa sociedade, garantindo direitos e defendendo a democracia e as instituições democráticas brasileiras, incentivando uma cultura de paz, não violenta e desarmamentista – o que inclui também promover a sustentabilidade em todas as suas dimensões.

A carta cobra a criação de um Fundo Municipal de Proteção Animal e, caso já exista, viabilizar aumento do repasse de recursos. Também defende a criação e fortalecimento de meios de participação social sobre direitos animais e libertação animal.

Eleger pelo menos 100

“Até o início da campanha eleitoral queremos chegar a mais de mil candidaturas mapeadas pra podermos ajudar a eleger pelo menos 100, o que será um grande marco para a defesa dos animais”, avalia a FALA.

Para que o objetivo seja alcançado, a entidade depende da ampla divulgação da carta-compromisso, disponível no site criado para divulgar a carta compromisso e, em breve, as candidaturas ao pleito municipal em todo país.

Clique aqui para conhecer o site e ler a carta-compromisso elaborada pela FALA. Caso esteja se preparando para disputar as eleições, envie um e-mail para fala@votoanimal.com

O que é o especismo?

Cunhado pelo psicólogo britânico Richard D. Ryder em 1970, o termo especismo se refere a uma forma de discriminação que se baseia na ideia de que pelo fato do ser humano considerar outros seres sencientes inferiores, ele ignora seus interesses em não sofrer.

David Arioch

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Visualizar comentários

Posts Recentes

Quanto vale a vida de um animal?

Viu um bezerro caído na estrada. “Foi atropelado?” Parou o carro e desceu. O animal…

4 semanas ago

Uma lâmina serve quanta violência no matadouro?

Ver um animal vivo e pouco depois observá-lo morto causou-lhe mal-estar. Estava ali para testemunhar…

4 semanas ago

Como os porcos vivem pouco

Não faz aniversário. Não passa de meio ano de vida. O que pode ser comemorado…

4 semanas ago

SP: Santuário Filhos de Shanti precisa de doações com urgência

Com sede em Pindamonhangaba (SP), o Santuário de Animais Filhos de Shanti está pedindo ajuda para arrecadar…

4 semanas ago

Mercado de alimentos veganos crescerá 42% até 2025

Um relatório da Business Research Company estima que o mercado de alimentos veganos crescerá 42%…

4 semanas ago

Novilha é enviada para santuário após escapar de matadouro em NY

Uma novilha que escapou este mês de um matadouro da cidade de Nova York foi…

4 semanas ago