Grupos da USP e Universidade de Lisboa realizam colóquio internacional “Derrida e a Questão dos Animais”

Colóquio internacional sobre Derrida e a questão dos animais será no dia 25 (Foto: Getty)

No dia 25, o  grupo Praxis, do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, e o grupo de ética e direitos animais do Diversitas – Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), realizam o colóquio internacional “Derrida e a Questão dos Animais”.

O evento on-line e aberto ao público fecha a primeira série de encontros sobre o livro “O animal que logo sou”, do filósofo franco-magrebino Jacques Derrida. Organizado por Luanda Francine, do Diversitas, e Dirk Michael Hennrich, do Praxis, o colóquio internacional será das 10h às 12h30 no horário de Brasília e das 14h às 16h30 no horário de Lisboa.

“Contaremos com a participação de três importantes especialistas da obra de Jacques Derrida: Patrick Llored, da Universidade de Jean-Moulin Lyon III (França); Fernanda Bernardo, da Universidade de Coimbra (Portugal) e Rafael Haddock-Lobo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro”, informa Luanda Francine.

O que está na programação:

Patrick Llored – “Dios, el animal y yo: una interpretacion del sacrificio desde Derrida”

Fernanda Bernardo – “A via da compaixão ou a tradição sacrificialista em questão: Derrida e a paixão animal”

Rafael Haddock-Lobo – “Seguir no rastro de Derrida – o “animal” como intraduzível”

Conferencistas:

Patrick Llored é filósofo e investigador em ética animal na Universidade de Lyon (França). O seu principal tema de pesquisa é a ética, não na sua universalidade, mas na sua particularidade. O seu trabalho centra-se no sentido que tem, falar sobre “ética aplicada”. Patrick Llored acaba de publicar um livro pensado como um tratado de ética animal aplicada: Une éthique animale pour le XXIe siècle (Paris: Éditions Médiaspaul) e proximamente publicará um livro coescrito com uma especialista em veterinária, intitulado Tratado sobre el tocar animal.

Fernanda Bernardo é professora de filosofia na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Filosoficamente posicionada na desconstrução, é tradutora de vários títulos de J. Derrida, de J.-L. Nancy, de M. Blanchot, de H. Cixous e de E. Lévinas, e é autora de diversos títulos neste idioma do filosófico, de que aqui se lembram Lévinas Refém (2012); com G. Bensussan, Les équivoques de l’éthique/Os equívocos da ética (2013); «Dar à língua & Femininizar. Cixous – Derrida: da différance sexual às diferenças sexuais» (2018); com Jean-Luc Nancy, Michel Lisse e Cristina de Peretti, Derrida lecteur de Heidegger (après les Cahiers noirs) (2018), Derrida – o dom da différance (2019); Derrida – em nome da justiça (2021).

Rafael Haddock-Lobo é mestre e doutor em Filosofia pela PUC-Rio. É professor do Departamento de Filosofia da UFRJ e dos Programas de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (UFRJ) e de Filosofia (UERJ). Coordena o Laboratório X de Encruzilhadas Filosóficas e é autor de Da existência ao infinito: ensaios sobre Emmanuel Lévinas (Loyola, 2005), Derrida e o labirinto de inscrições (Zouk, 2008), Para um pensamento úmido: a filosofia a partir de Derrida (Nau, 2011), Experiências abissais: sobre as condições de (im)possibilidade do real (Via Verita, 2019) e Os fantasmas da colônia: notas de desconstrução e filosofia popular brasileira (Ape’ku, 2020), entre outros.

Dados para acesso ao colóquio internacional:

https://videoconf-colibri.zoom.us/j/82087769703?pwd=Z0dGWllPd0NXL0hpZ0hiUDJHT3ZmZz09

ID da reunião: 820 8776 9703

Senha de acesso: 076926

Saiba Mais

Serão emitidos certificados de participação. No entanto, é preciso fazer a inscrição pelo e-mail: [email protected]

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *