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Indianos criam carne artificial com menor custo que a convencional

Diferença é de até 2,69 dólares a menos por quilo em relação à convencional carne moída de frango (Foto: Depositphotos)

A carne cultivada em laboratório pode parecer mais distante da realidade do que parece, pelo menos é isso que muitos veículos de imprensa têm destacado.

No entanto, há startups que estão empenhadas em provar que a carne artificial não é uma realidade possível apenas para as próximas décadas.

Um exemplo é a startup indiana Clear Meat, responsável pelo desenvolvimento de uma carne de frango moída que alcançou na avaliação de viabilidade em novembro um custo inferior ao da versão convencional – a diferença é de até 2,69 dólares a menos por quilo, de acordo com informações do Food-Navigator Asia.

Como a carne moída de frango é bastante consumida pelos indianos, a startup decidiu investir nesse produto, mas já buscando meios de reduzir ainda mais os custos para tornar a carne artificial mais acessível.

Paridade de preços

Por enquanto a paridade de preços, que já é considerada um grande feito no cenário das carnes cultivadas, está ocorrendo em relação à carne moída de frango, mas não ao frango inteiro, embora isso não seja um grande problema, considerando que muitos indianos preferem utilizar a carne moída da ave, ainda que o custo seja mais elevado.

“Desejamos reduzir ainda mais [o custo]”, disse o cofundador da Clear Meat, Siddharth Manvati, ao Food Navigator-Asia, deixando claro que a intenção é contribuir com a oferta de alimentos mais sustentáveis que ajudem no enfrentamento dos grandes desafios globais do nosso tempo.

Manvati também anunciou que o produto deve ser disponibilizado no mercado em breve para então definir qual será o próximo passo comercial com base na receptividade dos consumidores.

Carne artificial mais próxima da realidade dos consumidores

De qualquer forma, a iniciativa da Clear Meat, que já tem investidores interessados em seus produtos em Israel e na Turquia, além da Índia, já se destaca no cenário global ao provar que é possível produzir alternativas à carne convencional com um custo que não pareça tão distante dos consumidores.

“Nossa tecnologia é única, escalonável e otimizada para as expectativas culinárias da população indiana. Temos o prazer de oferecer nossos produtos para satisfazer as expectativas de aproximadamente dois bilhões de indianos não vegetarianos”, informa a startup em seu site.

E acrescenta: “A indústria de carne cultivada tem potencial para crescer até uma escala de consumo gigantesca de 65 bilhões de dólares apenas no mercado indiano de carne.”

David Arioch S.A. Barcelos

Jornalista (MTB: 10612/PR) e mestre em Estudos Culturais (UFMS).

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