Johnny Marr: “Quando parei de comer animais, comecei a sentir mais empatia por eles”

Marr: “Não teria sido certo para mim tocar essa música (Meat is Murder] sem ser vegetariano” (Fotos: Divulgação/Pixabay)

Um dos fundadores da banda britânica de rock The Smiths, Johnny Marr até hoje é citado como um dos mais importantes guitarristas dos anos 1980. Ao lado de Morrissey, ele gravou o álbum “Meat is Murder”, que tornou-se uma referência para vegetarianos e veganos do mundo todo. Enquanto Morrissey assinava as letras das músicas, Marr era responsável pela harmonia. A parceria durou cinco anos e juntos gravaram quatro discos.

Em entrevista a John Hind, do The Guardian, publicada em 20 de novembro de 2016, Johnny Marr contou que desde que ele e Morrissey escreveram “Meat is Murder”, ele nunca mais comeu carne. “Eu não poderia ser hipócrita. Para ser honesto, não foi realmente um sacrifício [ficar sem comer carne]”, disse em referência ao álbum lançado em 1985.

A faixa-título, que critica o consumo de carne e ainda traz o apelo de uma pequena gravação de bovinos mugindo em um matadouro, mudou a vida de muita gente. Enquanto Morrissey canta que “morte sem razão é assassinato”, a guitarra de Johnny Marr “chora” ao fundo. Sem dúvida, “Meat is Murder” é uma das composições mais intensas do The Smiths em sua curta e produtiva carreira.

Prova da força da música é que até hoje os fãs aproximam-se de Johnny Marr para dizer que “Meat is Murder” mudou completamente seus hábitos alimentares, e mais – suas vidas, de acordo com informações publicadas no Clash Music em 27 de julho de 2010.

“Não teria sido certo para mim tocar essa música sem ser vegetariano. A coisa engraçada é que até então a minha única interação com os animais tinha sido algo como: ‘Espero que este cão não me morda.’ […] Mas quando parei de comer animais, comecei a sentir mais empatia por eles”, declarou em entrevista publicada por Louise Wallis em 6 de agosto de 2011.

Transição para o veganismo

Johnny Marr fez a transição para o veganismo em 2005, quando mudou-se para Portland, no estado do Oregon, nos EUA. Sobre essa decisão, ele justificou que gosta da ideia de ser progressista. “Portland tem uma atitude muito liberal e moderna, e alguns dos meus amigos lá já eram veganos. Estou feliz por ter entrado nessa. É muito mais fácil ser vegano nos Estados Unidos do que na Europa. Há mais variedade cultural e, portanto, mais escolhas”, argumentou.

Questionado sobre o processo de composição de “Meat is Murder”, Marr relatou que Morrissey deu o título e a letra da música e ele entrou com o sentimento. “Apareci com a melodia, que interpretei como sugestiva, contudo inquietante, e a banda captou isso em uma tarde de inverno em Liverpool. A senti intensa, mas estranhamente bela quando a criamos. Adoro essa faixa”, admitiu a Louise Wallis.

“Desistir dessas coisas [produtos de origem animal] não significa sacrifício ou miséria para mim. Vejo isso como o oposto, é interessante. […] Todas essas coisas me tornaram mais focado e mais disposto. Toda a minha família é vegetariana. Angie [esposa] era vegetariana quando nos conhecemos. Eu tinha 15 anos, e ela 14. Era bem informada. Eu provavelmente teria me tornado vegetariano mesmo sem a música, suponho”, destacou.

Saiba Mais

Johnny Marr nasceu em Manchester, na Inglaterra, em 31 de outubro de 1963.

Ele gosta de comer salada com tofu, comida tailandesa, mediterrânea e mexicana, além de massas e muito espinafre.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *