Mercado de presunto vegano crescerá mais de 100% até 2028

De acordo com uma pesquisa divulgada esta semana pela Research and Markets, o mercado global de presunto vegano, segmentado em fatias, tiras e rolos, crescerá mais de 100% até 2028 – de US$ 494,17 milhões em 2022 para US$ 1,010 bilhão em 2028.

Segundo a publicação, o mercado é impulsionado por mais consumidores buscando alternativas aos produtos de origem animal por motivos que vão dos efeitos adversos do consumo de carne ao impacto ambiental.

“Optar por produtos à base de vegetais pode ajudar a minimizar as pegadas de carbono, economizar água e outros recursos naturais e reduzir o impacto ambiental geral. Esses fatores estão impulsionando o crescimento do mercado de presunto vegano.”

A pesquisa cita que, segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), a pecuária global emite 7,1 gigatoneladas de dióxido de carbono por ano, respondendo sozinha por 14,5% das emissões totais de gases de efeito estufa causadas pelo ser humano.

“A demanda por alimentos está aumentando continuamente com o aumento da população. As pessoas continuam dependentes de fontes animais para atender às suas necessidades nutricionais, o que exerce grande pressão sobre a indústria pecuária, que é um dos principais contribuintes para as emissões antropogênicas de gases de efeito estufa.”

Em 2021, as versões do presunto em fatias e tiras lideraram as vendas, que têm uso mais amplo e diversificado. “A forma fatiada de presunto à base de vegetais proporciona uma sensação saborosa na boca”, avalia a publicação.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *