Portaria que favorece Manual de “Galo de Combate” é revogada

Portaria poderia abrir um precedente para o incentivo às rinhas no Brasil (Foto: Reprodução)

Na sexta-feira, após a Comissão Técnica Permanente de Bem-Estar Animal, vinculada ao Ministério da Agricultura, dar um parecer favorável ao Manual de Criação e Manejo de Galos de Combate por meio da Portaria 1.907/2018, publicada no Diário Oficial da União, o ministro da agricultura Blairo Maggi decidiu recuar e revogar a portaria. O motivo é que a medida trouxe bastante repercussão negativa, considerando que a portaria poderia abrir um precedente que pudesse favorecer as brigas de galos no Brasil.

Inclusive essa foi a crítica de ativistas dos direitos animais de várias regiões do país, que apontaram que há inúmeras petições online a favor tanto da criação de “galos de combate” quanto de rinhas. Além disso, só este mês, a Polícia Ambiental realizou dezenas de prisões e resgatou dezenas de animais nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Paraná, onde eram realizadas brigas de galos.

De acordo com a advogada Elizabeth Veronese, da Comissão de Proteção e Defesa Animal do Rio de Janeiro, a Portaria 1907 não deveria ter sido criada porque se enquadra como apologia ao crime. Considerando as controvérsias, na sexta-feira, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, por meio da Portaria 1949/2018, tornou sem efeito a Portaria 1907, de 8 de novembro de 1908, por entender que a aprovação do Manual de Criação de “Galos de Combate” poderia realmente parecer um incentivo às rinhas.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

11 respostas

  1. Que tipo de protetores sao voces que fazem de tudo para que esta especie de animal seja DESAPARECIDA DA FACE DA TERRA???Quer que eu lhe mande algumas fotos do que acontece com os animais apreendidos por voces??? Ou isso pouco interessa, pois pra voces o que vale e a denuncia e o que acontece depois NAO E ASSUNTO DE VOCES??? os santuarios de voces se chama HOLOCAUSTO GALINACEO

      1. So esqueceu de mencionar que a policia que deveria defender, acaba matando, as ongs que pegam os animais criam da mesma forma que é feito no criatorio, sem falar que pedem doações absurdas para tal. Procure se orientar e entenderá como funciona e não fale asneiras sem conhecimento, alem do seu animal qual mais vc protege, vc pega gatos e cachorros na rua, e o animal superior na cadeia alimentar vc protege ? adotou alguma criança abandonada e pelo menos já ajudou ?

  2. GOSTARIA DE ESCLARECIMENTOS SOBRE A PORTARIA 1907… REALMENTE DEIXAR A ESPÉCIE SER DIZIMADA É TRAGICO. E UNA AVE BELISSIMA…

    1. Quando os criadores tiverem um galo e algumas galinhas no quintal, onde não haja combate nem comércio de pintinhos machos, aí o cara tá conservando, protegendo, mas quando vai se socar dentro de uma rinha com outros viciados, é tudo contraventor. A Lei e a polícia mete o pau. Além de causarem maus-tratos e se viciarem cada vez mais nas apostinhas. Se melhorem. DEvolvo a pergunta. Que tipo de protetores são vcs que exploram os animais , em muitos casos até a morte? olha a proteção aí. A polícia prendendo vários em todo lugar. Mas o vício é maior né? Hipócritas. https://olharanimal.org/category/noticias/rinhas/page/6/?filter_by=featured

      1. Ja viu UFC ? vai la reclamar, ali da muito dinheiro, ja viu uma vaquejada, um rodeio ?
        Acha isso normal ? Ja tentou apartar briga de macaco com onça ?
        Faça-me o favor, e busque conhecimento, falar até papagaio fala.

  3. Sou completamente contra qualquer tipo de mau trato a qualquer animal. No entanto acho um ato hipócrita se dizer protetor de animais e ser a favor de extermínio e proibição de se criar um animal. O que deve ser fiscalizado em qualquer criação animal são as condições sanitárias das instalações as vacinas a alimentação e se a espécie está sendo criada com respeito às suas necessidades naturais . Quem gosta preservá e não destrói. O problema é que homens racionais que criam essas aves e dizem ser preservadores das mesmas utilizam o extinto belicoso delas para proveito próprio com a disculpa que nascem pra brigar. Na verdade eles nascem sim com esse instinto mas só brigam se alguém que tem a posse deles permitir. E pior além de permitir armar vitamina e preparar para matar outra ave de alguém que se diz amigo e por dinheiro. Isso é doença e não gostar das aves. Enfim tanto quem proíbe a criação como quem poe pra brigar só pensam em derramar sangue inocente. Um absurdo.

    1. Abater um frango entre 30 e 45 dias de vida, é normal pra vc ? dar choque antes de cortar a cabeça e o bicho estribuxar antes de morrer é normal pra vc ? Matar um suino com choque onde ele agoniza até morrer é normal pra vc ? e o boi ? Mas tenho certeza que esta na sua mesa todos os dias, Isto sim é hipocrisia.

  4. Sou a favor e criador, meu animais são muito bem tratados e alimentados.
    Tem acompanhamento veterinário caso apareça alguma doença.
    Estranho pessoas que não sabem o que estão falando, querendo falar em maus tratos quando muitas vezes negam um prato de comida para uma criança enquanto gastam valores absurdos com roupas e objetos bobos para cachorros.
    Primeiro olhem para os maus tratos que vcs fasem antes de falar bobagem.
    E quando os animais são recolhidos pela polícia ficam soltos todos juntos até se materem ou pindurados de cabeça pra baixo ou sem comida até morrer.
    Vão aprender mais antes de abrir a bouca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *