Moby lançará documentário sobre punk rock, direitos animais e veganismo

Em janeiro, o músico vegano Moby lançará nos EUA o documentário “Punk Rock Vegan Movie”. O filme sobre punk rock, direitos animais e veganismo será exibido na abertura do Slamdance Film Festival, em Park City, no estado de Utah, e estará disponível on-line entre os dias 23 e 29 de janeiro no canal do evento.

“Punk Rock Vegan Movie foi feito para iluminar a surpreendente e inspiradora história do punk rock e dos direitos animais, mas também para lembrar as pessoas da importância e urgência de adotar a ética e as ações intransigentes do ativismo original do punk rock”, declarou Moby em comunicado sobre o lançamento.

Segundo Moby, o filme não tem fins comerciais, e será disponibilizado para que alcance o maior número possível de pessoas. “Não posso, em sã consciência, tentar lucrar com o que é essencialmente um trabalho de amor e ativismo”, disse.

O filme, que visa explorar como o punk rock passou a convergir com os direitos animais e o veganismo conta com a participação de Ian MacKaye, fundador da banda Minor Threat, seminal do movimento straight edge, e de Ray Cappo, que também marcou gerações com as bandas Youth of Today e Shelter.

Também estão no documentário Captain Sensible, Tony Kanal, Tim McIlrath, Derrick Green, Steve Ignorant, Doyle Wolfgang von Frankenstein, Andrew Hurley, Walter Schreifels, Dave Dictor, Theo Kogan e Ammy Lee.

Vale lembrar que no documentário “Moby Doc”, lançado em 2021, Moby havia abordado também seu envolvimento com o movimento punk e seu despertar para uma preocupação com os direitos animais e sua relação com o veganismo.

Logo o filme “Punk Rock Vegan Movie” é também sobre ele, mas muito além dele – e permite uma conexão entre o filme de 2021 com o atual, em que Moby transita para uma posição de diretor/espectador que também desvela outras conexões que convergem às suas próprias, mas sem limitar-se a elas.

Ou seja, é uma transição do Moby na sua perspectiva pessoal de “Moby Doc” para uma perspectiva mais diversa baseada em nomes que hoje ele considera relevantes para essa abordagem e discussão, o que não significa incluir somente pessoas que fazem ou fizeram parte desse cenário, mas também aquelas que foram influenciadas por esse contexto.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *