Movimento pede criação de centro de recuperação para búfalas em Brotas (SP)

Campanha pede que a Justiça decida pela guarda definitiva dos animais à ONG Amor e Respeito Animal (ARA) (Foto: Polícia Ambiental de São Paulo)

Um abaixo-assinado online, criado por um grupo de ativistas em defesa dos direitos animais, está reivindicando a criação de um centro de recuperação e manutenção de búfalas na cidade de Brotas (SP). A campanha, que já reuniu mais de 70 mil assinaturas, é um pedido de acolhimento para os cerca de mil animais encontrados abandonados na Fazenda São Luiz da Água Sumida.

O movimento, que chama o caso de “o maior crime de maus-tratos aos animais no país”, mobiliza apoiadores com o objetivo de sensibilizar o juiz responsável pelo processo a penhorar parte da propriedade da fazenda para a criação do centro de recuperação para as búfalas.

Além da criação do centro, a campanha, que segue aberta e engajando apoiadores, pede que a Justiça decida pela guarda definitiva dos animais à ONG Amor e Respeito Animal (ARA) – que já está com a tutela antecipada -, bem como a penhora dos bens que forem necessários para o custeio das despesas com os tratamentos e alimentação das búfalas, bezerros e cavalos.

O abandono foi denunciado em novembro. “São cerca de mil búfalas leiteiras e seus bezerros e dezenas de cavalos em estado crítico de saúde e abandonados à própria sorte para morrer, confinados sem água e sem comida”, destaca o coletivo de ativistas no abaixo-assinado.

“Foram encontradas várias valas com centenas de ossadas.” Eles também informam que há informações de que muitas búfalas foram enterradas vivas.

Clique aqui para acessar o abaixo-assinado.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *