Patrícia Lessa aborda questões políticas relativas à produção de carne em livro infantojuvenil

Autora utiliza um formato ficcional para tratar de problemas atuais como extensionismo, abate industrial, envenenamento do solo...

“O enredo se passa em diferentes locais do Brasil. Tem início com a chegada de Touro Vermelho no Rio de Janeiro, depois seu sequestro e cativeiro no Mato Grosso, o resgate e a fuga para a Amazônia…” (Imagens: Divulgação)

A educadora e escritora Patrícia Lessa está lançando pela Editora Luas o livro infantojuvenil “O Resgate do Touro Vermelho”, em que aborda as questões políticas relativas à produção de carne.

Na obra de 64 páginas, a autora utiliza um formato ficcional para tratar de problemas atuais como extensionismo, abate industrial, envenenamento do solo, modificações genéticas na agricultura, assim como a operação que envolveu as indústrias frigoríficas e ficou conhecida como “Carne Fraca” e as fake news.

“O enredo se passa em diferentes locais do Brasil. Tem início com a chegada de Touro Vermelho no Rio de Janeiro, depois seu sequestro e cativeiro no Mato Grosso, o resgate e a fuga para a Amazônia e, por fim, a mudança e nova vida na Bahia”, explica Patrícia Lessa.

O especismo, que parte da crença na supremacia humana em relação às outras espécies, questões ecológicas e feminismo também estão presentes no livro. Patrícia Lessa ressalta a importância do veganismo ao destacá-lo como uma nova forma de pensar as relações entre a humanidade e outras espécies.

“Inclui os ecossistemas à medida que questiona a forma predatória da produção de carne e derivados às custas da destruição de florestas e de áreas de reserva para beneficiar os grandes industriais.”

“O Resgate do Touro Vermelho”, que se propõe a ser uma história de luta, desencontros, encontros, amor e resistência, chega aos leitores em versão bilíngue – português e inglês. Conta, ainda, com um glossário e um espaço para curiosidades.

Onde comprar?

A obra está em pré-venda no site da Editora Luas. Clique aqui para comprar.

Saiba Mais

A educadora e escritora Patrícia Lessa atualmente é docente na Universidade Estadual de Maringá (UEM) e realiza pesquisas na área de epistemologia feminista e ecoveganismo.

Possui graduação em educação física (UFPel-RS) e em história (Uninter/PR), mestrado em filosofia da educação (Unicamp), doutorado em estudos feministas pelo Programa de Pós-graduação em História (UnB-DF) e pós-doutorado em letras (UFF-RJ).

Atua no ensino universitário presencial e à distância, formal, informal e popular. Também é autora dos livros “Amor & Libertação em Maria Lacerda de Moura”, “Mulheres à Venda” e “Mestre Puma e Larissa Cunha na História da Musculação Competitiva”. Além disso, é organizadora de livros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here