PL propõe campanha anual de promoção da saúde animal  

Foto: Pixabay

Um projeto de lei apresentado na semana passada pelo deputado Aroldo Martins (Republicanos-PR) sugere a criação de uma campanha de promoção da saúde animal no mês de julho. “Será dedicada à promoção da saúde dos animais domésticos, de rua e a prevenção de zoonoses”, diz Martins.

Segundo o PL 2729/2021, a campanha “Julho Dourado” deve promover palestras, seminários, mobilizações e outras atividades que sensibilizem a população sobre a importância do zelo com os animais e de medidas preventivas contra zoonoses.

“É inegável que houve um avanço significativo na conscientização da sociedade brasileira sobre os direitos dos animais, avanço esse que se reflete na evolução da legislação, tanto federal quanto dos estados. Mas é evidente também que ainda há muito trabalho a fazer para que esses direitos sejam efetivamente assegurados”, justifica.

Aroldo Martins diz que a campanha também visa aperfeiçoar a conscientização sobre a adoção de animais abandonados e favorecer a integração entre população, órgãos públicos, privados e ONGs que atuam em defesa dos animais.

Unesco, iluminação ou decoração e dificuldades

Também é destacado no PL que outro objetivo é divulgar os preceitos contidos na Declaração Universal dos Direitos dos Animais da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

“Será anualmente incentivada durante todo o mês de julho a iluminação ou decoração voluntária da parte externa de prédios públicos e privados com luzes ou faixas na cor dourada”, destaca Martins.

De acordo com o deputado, as doações para entidades de proteção animal diminuíram desde o início da pandemia, o que torna a situação mais preocupante.

“A maioria dos animais abandonados não é resgatada e sofre com fome, doenças, exposição ao tempo, riscos de atropelamento e traumas que interferem em seu bem-estar mental e comportamento.”

Vale lembrar que em julho o deputado federal Cássio Andrade (PSB-PA) propôs, por meio do PL 1881/2021, a criação de uma campanha nacional de conscientização sobre câncer de mama e de próstata em cães e gatos.

Clique aqui para opinar sobre o PL 2729/2021

Gosta do trabalho da Vegazeta? Colabore realizando uma doação de qualquer valor clicando no botão abaixo: 




Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *