Por que comer ovo?

Pintura: Jimmy Lawlor

“Por que comer ovo? O ovo não é da galinha? Não saiu dela?”, disse o menino. “Mas ela bota ovo pra gente comer.” “Quem disse? Ela não me disse. Ela te disse? Pra quem ela disse?” “Tá…mas se ela bota ovo, então quem vai comer?”

“Eu não! E por que você ou você ou você ou você ou qualquer um de nós?” “Você não respondeu. Quem vai comer? Apenas me diga quem vai comer…” “A galinha ou quem da família dela quiser ou um parecido. Também é uma forma dela repor nutriente.”

“Mas se ela não come, e outro come, que não é gente, por que a gente não?” “Porque eu não sou parecido nem você. Humano não é parecido. Ovo não é comida pra gente.” “Por que não?” “Por que sai de dentro da galinha. Por que seria comida? Ela não tá oferecendo nada pra gente, só vivendo.”

“Mas ovo tem nutriente.” “Minha carne também tem nutriente. Então devo morrer pra alguém comer?” “Ninguém vai matar a galinha por causa de ovo.” “A maioria morre por isso sim.” “E quando não morre?” “Então vou esperar a dona galinha me visitar e explicar. Se ela não vier, então não é pra comer. Será que ela vem?”

Um mês depois, o menino disse que a galinha não veio. “Não falei que ela não liberou? Não deixou nenhum ovinho na cozinha. Depois fiquei parado em frente a uma granja e nenhuma apareceu pra me presentear. E você, quantas visitas recebeu da galinha te entregando ovos em casa?”

“Tá bom. Mas será que isso não aconteceu por que elas estavam presas?” “Ó, mais um motivo para não comer.” “Tá. Isso não faz sentido.” “Qual parte?” “Da visita.” “E dizer que galinha bota ovo pra gente faz? Ovo vem duma reação do corpo. Reação do corpo é comida? Outra reação do corpo, que não é ovo, você comeria? Então por que comer ovo?”

De repente, uma galinha parou em frente aos dois, deu olhadela em um, no outro, e foi embora. “Viu? Ela não deixou nenhum ovo.” “Talvez ela não queira botar agora ou não gostou do ambiente.” “Sim, pra gente, ela nunca quer botar, porque ovo não é pra gente.” “Então o jeito é forçar.” “É o que já fazem…”

Gosta do trabalho da Vegazeta? Colabore realizando uma doação de qualquer valor clicando no botão abaixo: 




[themoneytizer id=”85237-1″]

 

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *