Relatório aponta que agropecuária comprometerá futuro abastecimento global de alimentos

Foto: Greenpeace

Uma das maiores empresas de consultoria e auditoria em larga escala do mundo, a PwC publicou em outubro um relatório intitulado “The Coming Sustainable Food Revolution”, em que aponta que a agropecuária comprometerá o futuro abastecimento global de alimentos.

Segundo o relatório, práticas agrícolas insustentáveis necessárias para suprir a alta demanda por carne são uma grande ameaça ao futuro da produção de alimentos. A publicação destaca a importância de uma mudança de hábitos alimentares para minimizar os impactos da produção de alimentos no meio ambiente e o desperdício de recursos naturais.

Do contrário, as gerações futuras enfrentarão grandes dificuldades para produzirem alimentos. O relatório avalia que hoje há uma mudança ainda lenta em relação à importância de uma dieta mais baseada em vegetais, e chama atenção para a necessidade de ações que enfatizem mais a urgência dessa mudança.

O relatório destaca também que hoje cerca de 80% de todas as terras agrícolas são usadas direta ou indiretamente para a produção de carne. A publicação classifica a produção de carne como uma prática ineficiente de produção de alimentos em comparação com o cultivo de vegetais que, dependendo da variedade e do sistema, pode ter um impacto até 100 vezes menor em relação ao uso de recursos.

Em “The Coming Sustainable Food Revolution” o principal alerta é sobre a importância da sustentabilidade alimentar e de influenciar os consumidores a fazerem melhores escolhas, destacando os verdadeiros custos dos alimentos. A mensagem central é que o atual sistema alimentar não é sustentável se pensamos principalmente em proteína animal.

O relatório também ressalta que a indústria de alimentos é responsável por dois terços do consumo global de água doce e um quarto de todas as emissões de gases de efeito estufa, e isso é elevado pela demanda por proteína animal.

“Se o mundo continuar investindo pesadamente na forma menos produtiva de produção de alimentos, corremos o risco de duplicar um modelo que é insustentável”, consta na publicação.

David Arioch S.A. Barcelos

Jornalista (MTB: 10612/PR) e mestre em Estudos Culturais (UFMS).

Posts Recentes

A morte é uma libertação para o animal explorado?

Esta semana, quando um boi teve morte súbita a caminho de um matadouro no Paraná,…

13 horas ago

No século 19, Comte observou que humanos estavam tratando outros animais como “laboratórios nutritivos”

Em “A lição de sabedoria das vacas loucas”, Lévi-Strauss cita como Auguste Comte, mais conhecido…

2 dias ago

Homem que trabalhou em matadouro reconhece crueldade do abate

Conheci a história de um homem que trabalhou em um matadouro abatendo cerca de 500…

3 dias ago

Um humano na pele de um porco

Um dia acordou porco. Arrastaram-no para fora de casa e o enviaram para uma fazenda.…

4 dias ago

Não adianta reclamar do calor e continuar comendo carne

Se a carne é importante causa do desmatamento, e que influencia também a qualidade do…

5 dias ago

O que resta ao boi faltando pouco para morrer?

O que resta ao boi faltando pouco para morrer? O que pesa sobre ele que…

6 dias ago