Categorias: EsportesNotícias

Vegano é recordista em ultramaratona na Índia

Recordista da ultramaratona nacional de 100 km na Índia, realizada em Bangalore, Sandeep Kumar é vegano. Ele, que nunca comeu carne, decidiu mais tarde abdicar de outros alimentos de origem animal. A princípio, para melhorar o seu desempenho esportivo, até que decidiu ir além.

“Estava muito orgulhoso disso [de nunca ter comido carne]. Mas percebi que não era satisfatório em termos de compaixão e consciência ambiental. Então, instantaneamente, no início de 2015, me tornei eticamente vegano.”

Kumar tem conquistado vários títulos nos últimos anos. Em 2022, ele venceu a corrida nacional de montanha Aqbura Bay Mountain, de 22 quilômetros; em 2021, ficou em primeiro lugar na corrida nacional de 12 horas no Estádio de Bangalore; e em 2019 registrou o tempo mais rápido da difícil Rohtang Epic (Hell Race), ultramaratona de 50 quilômetros em Manali, região montanhosa no norte da Índia.

Sandeep Kumar relata que nasceu em uma família que criava animais para produção de leite. Por isso, acreditava que era normal acorrentá-los e ordenhá-los todos os dias para destinar o leite para consumo humano.

“Quando me mudei para a cidade para trabalhar e praticar atletismo, meus olhos se abriram. Depois disso, tudo mudou. Hoje toda a minha família é quase vegana.”

De acordo com Kumar, ele mantém uma alimentação com o mínimo de alimentos ultraprocessados. Para o café da manhã, o atleta prefere algo rápido e simples, como muesli. No almoço, sua refeição pode ser dois pães multicereais com vegetais verdes ou uma tigela de leguminosas, 100 gramas de pasta de amendoim e 50 gramas de feijão com salada.

Sua concepção de um bom jantar é arroz com legumes e leguminosas ou sopa de legumes. O atleta já colaborou com a organização Pessoas Pelo Tratamento Ético dos Animais na Índia.

“Depois que percebi que estava consumindo muitos alimentos inflamatórios, incluindo leite, queijo e manteiga, reduzi minha ingestão de laticínios até que um dia me tornei totalmente vegano, o que me mantém em ótima forma atlética”, revelou à Peta.

“Minha velocidade aumentou em dois meses e reduzi em 15 minutos meu último tempo em uma maratona sem nem mesmo treinar para isso. Parei de sentir rigidez muscular e dores nas articulações, meus níveis de energia e peso melhoraram e me recuperei mais rapidamente. Também escolhi ser vegano para ajudar o meio ambiente e os animais, porque não quero explorar ou matar outro ser senciente.”

Para Sandeep Kumar, o veganismo é a solução para muitos dos problemas que enfrentamos hoje no planeta.

Saiba Mais

Sandeep Kumar é de Surate, no estado indiano de Gujarat.

Recorde do atleta nos 100 km na Índia é resultado do seu tempo de 7h56m22s.

David Arioch S.A. Barcelos

Jornalista (MTB: 10612/PR) e mestre em Estudos Culturais (UFMS).

Posts Recentes

Quando uma criança viu o sofrimento de um peixe

Uma criança viu pela primeira vez um peixe sendo tirado da água. Lutava com o…

7 horas ago

O animal não cabe dentro do interesse humano

Ver o interesse dos animais não significa querer ou fazer com que esse interesse prevaleça,…

1 dia ago

Se quem mata animais profissionalmente é cruel, devemos nos perguntar, é cruel em nome de quem?

Há muito tempo quem mata animais no matadouro é associado à crueldade. Encontramos exemplos em…

2 dias ago

A morte é uma libertação para o animal explorado?

Esta semana, quando um boi teve morte súbita a caminho de um matadouro no Paraná,…

4 dias ago

No século 19, Comte observou que humanos estavam tratando outros animais como “laboratórios nutritivos”

Em “A lição de sabedoria das vacas loucas”, Lévi-Strauss cita como Auguste Comte, mais conhecido…

5 dias ago

Homem que trabalhou em matadouro reconhece crueldade do abate

Conheci a história de um homem que trabalhou em um matadouro abatendo cerca de 500…

6 dias ago