Venda de produtos vegetarianos cresce 50% na Irlanda

“Você tem que ouvir o que os consumidores estão dizendo. Há uma demanda por produtos alternativos” (Foto: Reprodução)

De acordo com uma pesquisa de mercado realizada pela empresa internacional Kantar Worldpanel, um a cada cinco consumidores compra produtos vegetarianos na Irlanda. “Desde 2016, temos visto um crescimento de vendas de 50% de produtos vegetarianos congelados, e temos visto um desenvolvimento significativo de produtos nessa área”, informou David Berry, diretor da Kantar Worldpanel, ao jornal Irish Independent.

Segundo Pat O’ Keeffe, chefe de relações com agricultores da Glanbia, indústria irlandesa que ocupa posição de liderança no mercado global de nutrição esportiva, embora o veganismo e o vegetarianismo na Irlanda tenham vindo de uma base baixa, do ponto de vista mercadológico, isso não significa que não seja uma tendência real.

“Eu nunca descartaria qualquer tendência. Você tem que ouvir o que os consumidores estão dizendo. Há uma demanda por produtos alternativos”, declarou. Além disso, O’Keeffe percebeu que os agricultores já estão de olho nesse mercado. “Eles perguntam sobre isso, comentam sobre o assunto e querem ter alguma noção disso em termos de mercado”, enfatizou. O executivo da Glanbia informou ainda que uma recente campanha intitulada “Go Vegan” contribuiu para aumentar a curiosidade dos agricultores.

Na Irlanda, quem também tem notado a demanda por alimentos e outros produtos para vegetarianos e veganos são os varejistas e os restaurantes. O diretor executivo da Associação de Restaurantes da Irlanda, Adrian Cummins, declarou que hoje cerca de 15% dos clientes de restaurantes na Irlanda são veganos ou vegetarianos. “E eu anteciparia isso crescendo com o tempo”, disse.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *