Zoológico é tema de evento on-line de ética e direitos animais

Foto: Jo-Anne McArthur/We Animals

Nos dias 28 e 5 de maio, às 17h, o Grupo de Pesquisa sobre Ética e Direitos dos Animais do Diversitas-USP realiza os encontros on-line de discussão e leitura “Conhecendo o Zoológico: animais e Seu Papel na História Passada e Contemporânea”, com coordenação e mediação de Vinicius Paiola de Oliveira e Fernando Bueno. O evento está com inscrições abertas que devem ser feitas no site do Diversitas, que dará certificados para quem participar dos dois encontros.

“Sob a perspectiva da contemporaneidade, os zoológicos se apresentam como instituições extremamente complexas. São, ao mesmo tempo, um dos poucos locais de contato entre os humanos e outros animais não humanos nas megalópoles atuais e, também, o local no qual esse contato já se encontra orientado para fins nem sempre benéficos para ambas as partes”, informa o grupo do Diversitas.

“Enquanto espaço simbólico, sua história é permeada por diversos tipos de agrupamentos entre humanos e outros animais, de onde também se originaram as primeiras coleções animais. Mais do que um mero anexo da história humana, estudar os zoológicos significa também mapear mais um dos aspectos das dicotomias ‘cultura e natureza’ e ‘humano e animal’ estabelecidas principalmente pelo imaginário ocidental.”

O evento propõe reflexões sobre questões como: “O que são as instituições zoológicas?” “Aliás, ‘coleções de animais’, ‘ménageries’, ‘serralho’ ou ‘zoológicos’, quais suas diferenças?”

Segundo o Diversitas, os contextos de cada um dos termos espelham uma relação entre humanos e animais que pode ser mais complexa do que uma primeira visita ao zoológico.

“Se cada um dos termos transborda uma relação estabelecida entre os animais humanos e os animais não humanos, possivelmente influente até os dias atuais, como compreender nossa relação contemporânea através do tipo de instituição que eles nomeiam?”

No dia 28, o evento discute “O natural desnaturalizado”, capítulo 2 da tese “Das pobres colônias ricas à rica metrópole pobre: a formação das coleções zoológicas vivas reais em Portugal durante o século XVIII”, de José Alberto Pais.

Já no dia 5 de maio, o debate será sobre “Vida y muerte en los zoológicos”, de Regina Horta Duarte. “No dia 12 de maio, às 17h, haverá uma conferência com o dr. José Alberto Pais e a professora dra. Regina Horta Duarte. Divulgaremos mais informações nas próximas semanas.”

Clique aqui para se inscrever.

Saiba Mais

Os textos discutidos serão disponibilizados por e-mail.

Gosta do trabalho da Vegazeta? Colabore realizando uma doação de qualquer valor clicando no botão abaixo: 




[themoneytizer id=”85237-1″]

 

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *