Notícias

144 canários peruanos são mortos e incinerados em Corumbá (MS) por falta de documentação sanitária

Os 144 canários foram incinerados na sede da Polícia Militar Ambiental (PMA) (Foto: PMA-MS)

Na semana passada, 144 canários peruanos foram “resgatados” de uma casa no bairro Dom Bosco, em Corumbá (MS). No entanto, o que tem chocado ativistas que atuam em defesa dos animais é que pelas aves “terem entrado” em território brasileiro sem documentação sanitária obrigatória elas tiveram um destino bastante cruel.

Os 144 canários foram mortos e incinerados na sede da Polícia Militar Ambiental (PMA). A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (IAGRO) alegou que os animais teriam de ser sacrificados porque poderiam colocar em risco a fauna avícola e a avicultura comercial, embora não apresentaram nenhuma prova de que os animais não eram saudáveis.

David Arioch

Jornalista (MTB: 10612/PR), mestre em Estudos Culturais (UFMS) com foco em pesquisa sobre veganismo e fundador da Vegazeta.

Visualizar comentários

  • E uma covardia extrema!
    Como nao ter amor aos animais????
    Desse jeito!, sei que nao tem Amor nem ao proximo.
    Deveria doar!

  • Incinerar animais vivos!!Quanta barbárie ,que tipo de gente é essa que se diz civilizados! Absurdo!Crime hediondo! Se tiverem importante pouco de dignidade ,todos os reresponsáveis por tal insanidade devem responder processo. Por que não optaram pela quarentena das aves e se necessário o tratamento. ..Fizeram o mais fácil e o que o instinto de homen selvagem, das cavernas fazem....

    • Acho que nem os jurássicos homens fariam isso, uma vez que ele era um humilde precário e estava explorando ambientes, seres viventes da época e situações.
      Responsáveis tenham corretivos exemplares da Lei!

  • ESSES INSANOS, CRIMINOSOS AS PALAVRAS NÃO FLUIN....D TANTA DOR,À IGNORÂNCIA ESTÁ INTOLERÁVEL....
    DEUS NÓS ACUDA MISERICÓRDIA...

  • E pensar que existem milhares de criadores de aves que ficariam muito felizes em adotar esses canários para criação. Aparentemente o Ibama prefere matar a deixar que outros fiquem com as aves. Ainda bem que essa gente está sendo toda exonerada.

    • Pelo que sei, a PMI e o IBAMA são cooperadores, não que um faça parte do outro. Quanto ao seu comentário... ''Ainda bem que essa gente está sendo toda exonerada'' lembre-se que quem esta exonerando "essa gente", são os mesmos que estão detonando tudo o que diz respeito a defesa do meio ambiente, os mesmos que estão liberando a caça e só um tolo acredita que é apenas contra javalis.

  • Absurdo!!!
    Como sempre a falta de bom senso... matança ao invés de respeito e liberdade dos animais.
    Que lei???
    Não devemos mais tolerar esse tipo de coisa... eleger políticos que só pensam no seu bem estar e criam leis para beneficiar o que lhes convém.
    E o que fará Onix Lorenzoni pelos animais...cuja formação e plataforma eleitoral no RS começou como veterinário
    Será que esqueceu???
    Eu não esqueço!!!

  • EU NÃÃÃÃO ACREDITO QUE FIZERAM ISSO...AFINAL DE CONTAS SE TRATA DE "VIDAS" NÃO DE SIMPLES MERCADORIAS INERTES...O SER HUMANO ESTÁ CADA VEZ MAIS "DESUMANO" ! ?

    • Meu Deus quanta burrice um ser débil acusar um presidente sem noção geral, um imbecil querer colocar em risco to um estado para satisfazer imbecis.

  • Que #MALDADE...?
    DEUS fez a natureza perfeita, aí vem essas pessoas e dizem ao contrário grrr... ??
    Quantos animais migram de tempo em tempo e #NUNCA PRECISOU QUEIMA-LOS ????
    Desde quando os bichinhos precisam tomar vacinas para migrarem????
    Noooossa é cada uma ???
    Isso é muita covardia com os inocentes que nem pediu para ser preso e mortos covardemente ???
    Geeente pára com isso.
    Porque simplesmente #NÃO soltou os bichinhos????
    DEUS tá vendo #TUDO isso blza.

  • Olha infelizmente quem incinerou não é culpado só estava cumprimento a maldita lei aprovada por vagabundos que elegemos se não houver uma renovação de nossa leis muitos crimes ainda aconteceram aprovados por leis insanas como estas

Posts Recentes

O bezerro no prato e o som de tripa de carneiro

Em “O Polonês”, seu mais recente romance publicado no Brasil, o escritor sul-africano J.M. Coetzee,…

4 semanas ago

O abate que (quase todos) ignoram

No livro “A Idade do Ferro”, de J.M. Coetzee, que se passa durante os últimos…

1 mês ago

Uma reflexão sobre a violência por trás do leite

No filme belga “O Jovem Ahmed”, dos irmãos Dardenne, Ahmed (Idir Ben Addi), após cometer…

1 mês ago

Por que ser cruel com os animais?

Quando se aceita que não há crueldade no que se faz contra os animais, como…

2 meses ago

Ser vegano “é coisa de mulher”?

Ser vegano “é coisa de mulher”? Autoras como Carol J. Adams trazem contribuições para pensarmos…

2 meses ago

Uma crítica ao “veganismo de mercado” a partir do pensamento de Habermas

Estudado em escolas de comunicação social do mundo todo e falecido recentemente, o filósofo e…

3 meses ago