O Brasil matou mais de 40 milhões de suínos em 2018. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), só no terceiro trimestre do ano passado foram mortos 11,56 milhões de porcos.
No mundo todo, cerca de 23 milhões de porcos são mortos por semana, segundo a organização Animal Ethics, do Reino Unido. China, União Europeia e Estados Unidos respondem por mais da metade da morte de suínos. Em seguida, vem o Brasil.
Dos mamíferos reduzidos a alimentos e produtos, os porcos estão no topo. Mata-se no mundo todo pelo menos três vezes mais suínos do que bois e vacas, de acordo com a AE. Sem dúvida, são dados chocantes, considerando o fato de que porcos são seres sociáveis que nascem com aptidão para interagir e viver em grupo, e podem ser mais inteligentes do que os cães.
Recentemente, pesquisadores do Instituto de Pesquisas Messerli, vinculado à Universidade de Viena, na Áustria, provaram que os porcos são mais inteligentes do que pensamos. Segundo o estudo “Pigs (Sus scrofa domesticus) categorize pictures of human heads”, publicado pelo Jornal da Sociedade Internacional de Etologia Aplicada, os suínos não são apenas curiosos e têm boa capacidade de aprendizado, mas possuem uma boa memória de longo prazo. Também conseguem enganar deliberadamente outros porcos e podem antecipar necessidades e intenções.
Vamos considerar que alguém seja insensibilizado para ser morto contra a sua vontade. Isso torna…
No filme “Fish Tank”, lançado no Brasil como “Aquário”, de Andrea Arnold, há uma cena…
A série “Monstro: A História de Ed Gein”, da Netflix, traz uma cena no segundo…
Chamam a atenção os esforços que pessoas que se opõem ao veganismo fazem para tentar…
No romance “Ponciá Vicêncio”, de Conceição Evaristo, há um momento em que Ponciá está deitada…
Há um momento no livro “Quarto de Despejo” em que Carolina Maria de Jesus reflete…