Sexto maior emissor de gases de efeito estufa do mundo, o Brasil precisa reduzir suas emissões em 81% até 2030 em relação aos níveis de 2005. Atualmente, segundo o Observatório do Clima, o país emite cerca de 1,6 bilhão de toneladas.
Para o Brasil fazer uma importante diferença na redução de sua contribuição às mudanças climáticas, o observatório sustenta que o país precisa chegar ao final da próxima década emitindo no máximo 400 milhões de toneladas de gases de efeito estufa.
Na última segunda-feira (7), a entidade apresentou uma proposta para que o Brasil se empenhe em mudar essa realidade por meio de um compromisso com a nova NDC (Contribuição Nacionalmente Determinada) para o Acordo do Clima de Paris.
“Tal ambição é necessária para tornar a meta compatível com a limitação do aquecimento global a 1,5oC, tal como preconizado pelo Acordo de Paris. Hoje a meta brasileira é considerada “insuficiente” para cumprir os objetivos do tratado do clima de limitar o aquecimento da Terra a menos de 2oC ou a 1,5oC. Se todos os países tivessem o mesmo grau de ambição do Brasil, o mundo esquentaria 3oC neste século”, avalia o Observatório do Clima.
Entre as mudanças que podem permitir que o Brasil alcance esse objetivo, a entidade cita a eliminação do desmatamento em todos os biomas, restauração de 14 milhões de hectares em áreas de reserva legal e de preservação permanente até 2030; assim como aumentar em dois milhões de hectares a área de florestas plantadas e eliminar os subsídios à produção de combustíveis fósseis.
Clique aqui para ler o documento completo.
Vamos considerar que alguém seja insensibilizado para ser morto contra a sua vontade. Isso torna…
No filme “Fish Tank”, lançado no Brasil como “Aquário”, de Andrea Arnold, há uma cena…
A série “Monstro: A História de Ed Gein”, da Netflix, traz uma cena no segundo…
Chamam a atenção os esforços que pessoas que se opõem ao veganismo fazem para tentar…
No romance “Ponciá Vicêncio”, de Conceição Evaristo, há um momento em que Ponciá está deitada…
Há um momento no livro “Quarto de Despejo” em que Carolina Maria de Jesus reflete…