Notícias

Manifestantes pedem fim das carroças de tração animal em BH

Segundo os participantes, a intenção da manifestação foi enfatizar casos e denúncias de maus-tratos contra animais que são utilizados para puxar carroças (Foto: BH Sem Tração Animal)

No final de semana, cerca de 200 pessoas participaram de uma manifestação a favor da substituição da tração animal das carroças pela tração motorizada em Belo Horizonte (MG). A mudança, além de poupar os animais de uma atividade dolorosa e coibir maus-tratos, beneficia carroceiros que realizam fretes na capital mineira, segundo o movimento BH Sem Tração Animal.

Para que isso se concretize, protetores de animais, ativistas e simpatizantes que participaram da manifestação na Praça da Liberdade, um dos principais pontos turísticos de Belo Horizonte, pediram pela aprovação do Projeto de Lei 142/17, de Osvaldo Lopes (PSD), que aguarda segunda votação na Câmara de Vereadores.

Segundo os participantes, a intenção da manifestação foi enfatizar casos e denúncias de maus-tratos contra animais que são utilizados para puxar carroças. “O fim da crueldade e do abuso contra animais ganham cada vez mais adeptos e, portanto, eleitores em potencial”, informaram durante o evento, lembrando que a Câmara Municipal conta com 41 vereadores que serão responsáveis pela votação do projeto neste ano eleitoral.

Além do autor, Osvaldo Lopes, que hoje é deputado estadual, participaram da manifestação o deputado federal Fred Costa (Patriota) e os vereadores Ronaldo Batista (PMN), Wesley da Auto Escola (PRP), Reinaldo Gomes (MDB) e Leo Burguês (PSL). A expectativa é de que o PL seja aprovado e sancionado este ano.

David Arioch Barcelos

Jornalista (MTB: 10612/PR), mestre em Estudos Culturais (UFMS) com pesquisa com foco em veganismo e fundador da Vegazeta.

Posts Recentes

Não faz sentido dizer que veganos matam mais animais

Chamam a atenção os esforços que pessoas que se opõem ao veganismo fazem para tentar…

5 dias ago

O consumo humano como miséria dos animais

No romance “Ponciá Vicêncio”, de Conceição Evaristo, há um momento em que Ponciá está deitada…

6 dias ago

A vaca como “escrava do homem”

Há um momento no livro “Quarto de Despejo” em que Carolina Maria de Jesus reflete…

7 dias ago

Por que não ter empatia por outros animais?

No filme “American Honey”, de Andrea Arnold, Star (Sasha Lane) pega carona com um caminhoneiro…

2 semanas ago

Comer animais é cobri-los para não reconhecê-los

No livro “Suicídios Exemplares”, Enrique Vila-Matas apresenta um jogador de futebol que fala sobre o…

2 semanas ago

Em um mundo de destruição ambiental, a fé pode nos salvar?

Em um mundo de destruição ambiental, a fé pode nos salvar? Mas fé em que…

2 semanas ago