Notícias

Parlamentar sul-africana vai ser processada por crueldade contra mais de 200 animais

Mais de 50 porcos foram encontrados mortos na fazenda de Modise (Foto: eNCA)

O Conselho Nacional das Sociedades para a Prevenção da Crueldade Contra os Animais (National Council of Societies for the Prevention of Cruelty to Animals) e a promotoria da AfriForum anunciaram hoje que vão processar a parlamentar Thandi Modise, presidente do Conselho Nacional de Províncias, a câmara alta do Parlamento da África do Sul, por crueldade contra centenas de animais. A função ocupada por Modise equivale a de um senador no Brasil.

Depois de acolher algumas denúncias, a promotoria do AfriForum e a NSPCA investigaram em 2014 uma fazenda de Thandi Modise situada em Modderfontein, no subúrbio de Joanesburgo, onde encontraram carcaças de mais de 50 porcos, gansos, patos, ovelhas e cabras. Aparentemente, os animais foram abandonados e deixados para morrer. Os sobreviventes, incluindo porcos, ovelhas, galinhas e cabras, ficaram sem comida e água, e estavam em estado de desespero quando foram descobertos, segundo a World Animal News.

A NSPCA, que tem poderes estatutários para processar crimes por meio privado, informou ontem que teve de sacrificar 162 animais devido às suas más condições. “O abuso de animais na fazenda de Modise foi um dos piores abusos com os quais já tivemos de lidar. Muitos [animais] morreram de fome”, afirmou Marcelle Meredith, diretora executiva da organização.

David Arioch

Jornalista (MTB: 10612/PR), mestre em Estudos Culturais (UFMS) com foco em pesquisa sobre veganismo e fundador da Vegazeta.

Posts Recentes

O bezerro no prato e o som de tripa de carneiro

Em “O Polonês”, seu mais recente romance publicado no Brasil, o escritor sul-africano J.M. Coetzee,…

2 semanas ago

O abate que (quase todos) ignoram

No livro “A Idade do Ferro”, de J.M. Coetzee, que se passa durante os últimos…

3 semanas ago

Uma reflexão sobre a violência por trás do leite

No filme belga “O Jovem Ahmed”, dos irmãos Dardenne, Ahmed (Idir Ben Addi), após cometer…

4 semanas ago

Por que ser cruel com os animais?

Quando se aceita que não há crueldade no que se faz contra os animais, como…

1 mês ago

Ser vegano “é coisa de mulher”?

Ser vegano “é coisa de mulher”? Autoras como Carol J. Adams trazem contribuições para pensarmos…

2 meses ago

Uma crítica ao “veganismo de mercado” a partir do pensamento de Habermas

Estudado em escolas de comunicação social do mundo todo e falecido recentemente, o filósofo e…

3 meses ago