Notícias

Fazenda é fechada e santuário adota 530 franguinhos que seriam mortos

Jewel conta que não poderiam deixar que os franguinhos fossem mortos (Foto: Rooster Sanctuary)

Este mês, o santuário de animais Rooster, situado na pequena cidade de Bennett, nos Estados Unidos, adotou 530 franguinhos que seriam enviados para o matadouro depois que uma fazenda decidiu encerrar atividades no estado do Colorado.

“A nossa missão é salvar os animais que pudermos e defendermos os que não pudermos salvar”, diz Jewel Straightedge que, com o marido Greg, comanda o santuário fundado em 2010 e que agora abriga aproximadamente 930 aves.

Jewel conta que não poderiam deixar que os franguinhos fossem mortos, já que seria impossível encontrar quem os adotasse imediatamente. “Eles gostam de mostrar as coisas que encontram e ficam muito empolgados em poder compartilhar isso com você”, justifica em referência à sensibilidade e inocência das aves.

No santuário, o casal vegano também abriga galos, galinhas, gansos, patos, pavões, perus, cabras, cavalos, ovelhas e um porco. Jewel diz que o sofrimento das aves não é financiado apenas pelo consumo de carne, mas também de ovos, já que pintinhos machos são considerados descartáveis por não botarem ovos. Como consequência, a indústria de ovos mata por ano 2,5 bilhões de pintinhos, segundo informações da organização alemã Deutscher Tierschutzbund.

David Arioch

Jornalista (MTB: 10612/PR), mestre em Estudos Culturais (UFMS) com foco em pesquisa sobre veganismo e fundador da Vegazeta.

Posts Recentes

O bezerro no prato e o som de tripa de carneiro

Em “O Polonês”, seu mais recente romance publicado no Brasil, o escritor sul-africano J.M. Coetzee,…

1 semana ago

O abate que (quase todos) ignoram

No livro “A Idade do Ferro”, de J.M. Coetzee, que se passa durante os últimos…

2 semanas ago

Uma reflexão sobre a violência por trás do leite

No filme belga “O Jovem Ahmed”, dos irmãos Dardenne, Ahmed (Idir Ben Addi), após cometer…

3 semanas ago

Por que ser cruel com os animais?

Quando se aceita que não há crueldade no que se faz contra os animais, como…

4 semanas ago

Ser vegano “é coisa de mulher”?

Ser vegano “é coisa de mulher”? Autoras como Carol J. Adams trazem contribuições para pensarmos…

1 mês ago

Uma crítica ao “veganismo de mercado” a partir do pensamento de Habermas

Estudado em escolas de comunicação social do mundo todo e falecido recentemente, o filósofo e…

2 meses ago