Notícias

Sodexo lança guia vegetariano para iniciantes

Foto: Vegan Food and Living

Uma das maiores empresas de food service do mundo, a Sodexo lançou o “Guia Vegetariano para Começar”. A iniciativa leva em conta o aumento do número de pessoas no Brasil que já abdicaram ou querem abdicar do consumo de alimentos de origem animal.

Segundo a Sodexo, o guia oferece um passo a passo para a mudança, explicando o conceito de vegetarianismo e veganismo de forma bem simplificada, e apontando as vantagens de não se alimentar de animais.

O material de 38 páginas e disponibilizado de forma gratuita também traz algumas receitas fáceis e nutritivas e destaca que há três razões para mudarmos nossos hábitos: pelo planeta, pelos animais e pela saúde.

“A produção de carne para alimentação exige muitos recursos e gera impactos significativos à natureza, como o desperdício de recursos hídricos, recorrentes casos de desmatamentos, perda de biodiversidade, processos de erosão do solo, entre outros”, diz Soraia Batista, nutricionista da Sodexo e responsável pelo programa Viver Bem, acrescentando que é possível ter boa saúde sem consumir alimentos de origem animal.

Dieta indicada também para gestantes e crianças

No guia produzido em parceria com a ONG Mercy For Animals (MFA), a Sodexo frisa que uma dieta sem alimentos de origem animal é apropriada para todos os tipos de pessoas, e isso inclui gestantes. “Um dos maiores presentes que os pais podem dar para os filhos é a introdução de uma alimentação baseada em alimentos de origem vegetal bem balanceada.”

A Sodexo reforça que a alimentação à base de vegetais está ganhando popularidade no mundo todo nos últimos anos e já tem milhões de adeptos.

“Atualmente mais de 80 bilhões de animais – como porcos, galinhas e bois – são criados por ano para consumo, isso sem contar os peixes e outras espécies marinhas. A boa notícia é que nós não precisamos dos animais para obter os nutrientes necessários para uma vida longa e saudável. Tirá-los do prato nos possibilita criar um mundo mais gentil e compassivo”, defende o “Guia Vegetariano para Começar”.

Clique aqui para baixar o “Guia Vegetariano para Começar”.

David Arioch Barcelos

Jornalista (MTB: 10612/PR), mestre em Estudos Culturais (UFMS) com pesquisa com foco em veganismo e fundador da Vegazeta.

Posts Recentes

Por que não ter empatia por outros animais?

No filme “American Honey”, de Andrea Arnold, Star (Sasha Lane) pega carona com um caminhoneiro…

2 dias ago

Comer animais é cobri-los para não reconhecê-los

No livro “Suicídios Exemplares”, Enrique Vila-Matas apresenta um jogador de futebol que fala sobre o…

4 dias ago

Em um mundo de destruição ambiental, a fé pode nos salvar?

Em um mundo de destruição ambiental, a fé pode nos salvar? Mas fé em que…

4 dias ago

É um erro dizer que o veganismo é colonialista

Há pessoas que se opõem ao veganismo que afirmam que o veganismo é colonialista, que…

1 semana ago

Por que veganos não deveriam usar o termo “esquizofrenia moral”

Há anos, li pela primeira vez o termo “esquizofrenia moral” sendo usado por Gary Francione…

1 semana ago

Por que há pessoas desistindo do veganismo

Quando se é vegano e sai uma matéria na grande mídia sobre pessoas que dizem…

2 semanas ago