Na sexta-feira (28), que marcou o Dia Mundial pelo Fim do Especismo, celebrado esta semana no mundo todo, o Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da Universidade de Brasília (CEAM/UnB) aprovou por unanimidade a criação do Núcleo de Estudos sobre Direitos Animais e Interseccionalidades (Nedai).
O núcleo, que agrega pesquisadores e ativistas de 12 entidades da sociedade civil pelos direitos animais, será coordenado pelas professoras Elen Cristina Geraldes (FAC/UnB) e Kênia Augusto Figueiredo (SER/UnB).
A iniciativa de criação do Nedai é resultado de uma demanda acadêmica e da comunidade que visa discutir e apontar caminhos para questões práticas e teóricas sobre os direitos animais.
“Para realização de suas atividades, o Nedai reunirá professoras e professores, pesquisadoras e pesquisadores, e estudantes da UnB, bem como colaboradoras e colaboradores externos, com inserção intelectual ou política na temática dos direitos animais.”
Segundo o núcleo, objetivo é desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão, relacionados aos diversos âmbitos da temática dos direitos animais, levando em consideração a interseccionalidade com as lutas sociais, ambientais e políticas, promovendo o combate ao especismo, perseguindo o horizonte da libertação de animais não humanos e humanos de todas as formas de opressão.
Uma menina viu a avó torcendo o pescoço de uma galinha. Assim que a mulher…
Pesquisas mostram que o que comemos pode influenciar o risco de câncer, mas nem sempre…
No mês passado, a animação contra testes em animais “Save Ralph”, da Humane Society International…
Amanhã (3), das 12h às 20h, será realizado no Tatuapé, em São Paulo (SP), o…
Por que é importante opor-se à exploração animal? Posso olhar ao meu redor sem precisar…
Nasce com bico, mas não pode tê-lo, não integralmente, sem mutilação, sem destruição parcial. É…
Visualizar comentários
https://www.nsctotal.com.br/colunistas/dagmara-spautz/vereadores-aprovam-lei-que-proibe-cachorro-de-latir-em-santa-catarina