Brazilian Social Democracy Party (PSDB) presidential election pre-candidate, former Sao Paulo Governor Geraldo Alckmin, attends a media conference in Sao Paulo, Brazil April 18, 2018. REUTERS/Paulo Whitaker
Amanhã (26) completa dois anos que o ex-governador Geraldo Alckmin vetou projeto de lei aprovado pela Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) que garantiria o fim do uso de animais vivos em instituições de ensino.
Alckmin alegou que a proposição do ex-deputado Feliciano Filho não era de competência do Estado de São Paulo, e que o assunto deveria ser tratado em âmbito federal, por meio do Conselho Nacional de Controle e Experimentação Animal (Concea).
Por outro lado, em 2016 a Universidade Estadual de São Paulo (USP) já divulgava alternativas ao uso de animais no ensino. Um exemplo é o projeto pioneiro da professora Julia Matera, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP, que foi premiada pelo desenvolvimento de técnicas substitutivas para ensino de cirurgia.
“Reconhece-se o fato de que procedimentos realizados em animais em sala de aula são apenas repetições de eventos conhecidos, podendo o mesmo evento ser demonstrado em outros métodos que não animais, em conjunto conhecidos como métodos alternativos ou métodos substitutivos”, argumentou Feliciano no projeto.
E acrescentou: “Animais utilizados em procedimentos didáticos, com frequência, são utilizados apenas uma vez e em seguida descartados, e os custos implicados na construção e manutenção de biotérios, alimentação e preparação de animais onera os cofres públicos e das instituições.”
Vale lembrar também que em janeiro de 2018 Alckmin vetou o projeto “Segunda Sem Carne”, de incentivo à redução do consumo de carne nos prédios públicos de São Paulo.
É importante a conscientização sobre as mudanças climáticas e impactos ambientais associados ou não à…
Em um vídeo com duração de cinco minutos disponibilizado pela revista ArtForum com a artista…
O Santuário Filhos da Luz, de Tramandaí (RS), que abriga mais de 300 animais, entre…
No domingo (21), das 11h às 18h, o festival vegano Paraíso Veg será no Museu…
No Brasil, a ordem de consumo de animais é a seguinte: frangos, suínos e bovinos,…
Um percurso de criaturas pacíficas num momento pacífico? E vão lado a lado, como se…