Cinema, TV e streaming

Maior prêmio britânico do cinema serve comida vegana

Phoenix aproveitou para criticar a falta de diversidade entre os indicados ao Oscar britânico (Foto: Getty/Bafta/Divulgação)

No último domingo (2), o Bafta, considerado o maior prêmio britânico do cinema, também fez modificações no cardápio e ofereceu entradas e sobremesas sem ingredientes de origem animal como parte de uma proposta que visa tornar o evento mais sustentável.

Dame Pippa Harris, que atualmente comanda o Bafta, disse à agência de Notícias PA que “assim como todo mundo, eles estão cada vez mais preocupados com o impacto das mudanças climáticas.”

E continuou: “No último ano e intensamente nos últimos oito meses, todo mundo tem trabalhado em todas as áreas para garantir que, ao no final do dia, tudo seja neutro em carbono. ”

A mudança no menu foi comemorada pelo vegano Joaquin Phoenix, que durante o Bafta recebeu o prêmio de melhor ator pela sua interpretação como Coringa na obra homônima.

Em seu discurso, Phoenix aproveitou para criticar a falta de diversidade entre os indicados ao Oscar britânico. “Nós mandamos uma mensagem muito clara para pessoas de cor de que elas não são bem-vindas aqui. Não acho que qualquer um deseje tratamento preferencial, apesar de ser o que damos a nós mesmos todos os anos. Acho que as pessoas querem apenas ser reconhecidas, admiradas e respeitadas por seu trabalho.”

E acrescentou: “”Essa não é uma crítica hipócrita, e me envergonho em dizer que sou parte do problema. Não fiz tudo que poderia para garantir que a estrutura fosse mais inclusiva. Acredito que o caso vai além de criar um ambiente multicultural. Precisamos fazer o trabalho duro para entender o racismo sistêmico.”

David Arioch Barcelos

Jornalista (MTB: 10612/PR), mestre em Estudos Culturais (UFMS) com pesquisa com foco em veganismo e fundador da Vegazeta.

Posts Recentes

Por que não ter empatia por outros animais?

No filme “American Honey”, de Andrea Arnold, Star (Sasha Lane) pega carona com um caminhoneiro…

20 horas ago

Comer animais é cobri-los para não reconhecê-los

No livro “Suicídios Exemplares”, Enrique Vila-Matas apresenta um jogador de futebol que fala sobre o…

3 dias ago

Em um mundo de destruição ambiental, a fé pode nos salvar?

Em um mundo de destruição ambiental, a fé pode nos salvar? Mas fé em que…

3 dias ago

É um erro dizer que o veganismo é colonialista

Há pessoas que se opõem ao veganismo que afirmam que o veganismo é colonialista, que…

1 semana ago

Por que veganos não deveriam usar o termo “esquizofrenia moral”

Há anos, li pela primeira vez o termo “esquizofrenia moral” sendo usado por Gary Francione…

1 semana ago

Por que há pessoas desistindo do veganismo

Quando se é vegano e sai uma matéria na grande mídia sobre pessoas que dizem…

1 semana ago