Notícias

Natalie Portman faz discurso pró-vegano para milhares de estudantes em Los Angeles

“A coisa mais linda que você pode fazer é se importar, deixar seu coração aberto até que a dor do outro pareça a sua própria” (Foto: We Day California/Divulgação)

A atriz Natalie Portman discursou na última quinta-feira para 16 mil estudantes no We Day California, realizado em Los Angeles. Ela aproveitou a oportunidade para fazer um discurso pró-vegano.

“Laticínios e ovos não vêm apenas de vacas e galinhas, vêm de fêmeas. Estamos explorando corpos femininos e abusando da magia das fêmeas para obter ovos e leite”, declarou a atriz, deixando claro que ela acredita que é importante que mulheres que são feministas considerem que na exploração animal também há subjugação de fêmeas.

“As mães são separadas de seus filhos por causa do leite. Os animais adoecem e são mantidos em condições de superlotação para produzirem laticínios e ovos. Não é preciso muito para traçar uma linha entre a maneira como tratamos os animais e os humanos”, enfatizou.

Natalie Portman disse que se tornou vegetariana muito cedo por causa da sua relação com os animais, mas que há alguns anos optou pelo veganismo porque percebeu que seria realmente a melhor forma de causar menos impacto no planeta.

Ela recomendou que os estudantes não deixem os pessimistas desmotivá-los. “Então, muitas pessoas zombam dos veganos, certo? Muitas pessoas zombam de alguém que se preocupa com alguma coisa profundamente, certo?”, frisou.

E continuou: “A coisa mais linda que você pode fazer é se importar, deixar seu coração aberto até que a dor do outro pareça a sua própria, se importar tanto que você gaste seu tempo certificando-se de que a mudança está acontecendo, e é por isso que todos vocês estão aqui hoje. Quer se trate de questões ambientais, direitos animais, direitos das mulheres, igualdade, nunca tenha medo de mostrar o quanto se importa.”

No ano passado, Natalie Portman narrou o documentário “Comer Animais”, inspirado no livro homônimo de Jonathan Safran Foer, voltado à discussão sobre a agropecuária industrial, que representa 99% de todos os animais criados para consumo nos Estados Unidos, incluindo carnes, ovos e laticínios.

Em 2018, ela também gravou um curto vídeo em defesa dos direitos animais. Natalie aparece falando sobre o escritor polonês Isaac Bashevis Singer, vencedor do Nobel de Literatura que foi um dos maiores divulgadores do vegetarianismo e dos direitos animais no universo literário e judaico do século passado.

Além de afirmar que não se tornou vegetariano pela sua saúde, mas sim pela saúde dos animais, Singer fez uma declaração, como bem citado por Natalie Portman no vídeo, que chamou bastante atenção quando a sua autobiografia “Shosha” foi lançada em 1978:

“Nós fazemos com as criaturas de Deus o que os nazistas fizeram conosco.” Isaac Bashevis Singer e sua família, que conheceram as consequências do Holocausto, viveram na mesma região da Polônia que a família de Natalie. Singer até hoje é considerado um dos maiores escritores judeus de todos os tempos.

David Arioch

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Visualizar comentários

  • Bashevis Singer... o homem que me inspirou a lutar pelos animais!
    Amo-o de paixão, desde criança quando meu avô lia as histórias infantis dele para mim!
    Ele faleceu na data de meu aniversário (24/07), meu pai me contou dias depois... Era criança e chorei muito. Ainda hoje, choraria!!!!
    Grande escritor, grande ser humano... É o escritos da minha vida!

Posts Recentes

Animação contra testes em animais é premiada

O curta de animação contra testes em animais “Salve o Ralph”, produzido pela organização Humane…

7 horas ago

Estudo associa consumo de laticínios a maior risco de câncer

Um estudo realizado na China e publicado este mês no periódico médico BMC Medicine aponta…

8 horas ago

Kátia Abreu quer ampliar produção pecuária por meio da clonagem

Está tramitando na Câmara dos Deputados um projeto de lei da Senadora Kátia Abreu (PP-TO)…

9 horas ago

Como agonizam os peixes

Olhou um peixe numa fina faixa de areia onde a água mal encostava. “Que faz…

11 horas ago

Segundo estudo, consumo de carne precisa ser reduzido em 75%

De acordo com um estudo da Universidade de Bonn publicado em abril no Annual Review…

1 dia ago

PL que proíbe exigência de caução para internação emergencial de animais é rejeitado

Um projeto de lei que visa proibir a exigência de caução ou garantia similar em…

1 dia ago