Notícias

Ativistas realizam em SP manifestação contra o descaso com o meio ambiente

Aline Setara: “Chega de apenas observar. Seremos a voz de quem não pode se defender” (Foto: Mayke Toscano/Gcom-MT)

No domingo (25), a partir das 14h, ativistas vão realizar a manifestação “Juntos Pela Amazônia” no Parque Ibirapuera, em São Paulo (SP), contra o descaso com o meio ambiente no Brasil. O encontro será no Pavilhão Lucas Nogueira Garcez, mais conhecido como Oca.

“Vamos juntar nossas forças. Será um evento pacífico e todos aqueles que estão tristes e preocupados com esse rumo horrível, com esses absurdos que têm acontecido no país em relação à questão ambiental, serão bem-vindos. Podem pintar o rosto, levar cartaz, estampar camiseta, etc”, explica uma das organizadoras, Aline Setara.

E acrescenta: “O objetivo é encontrarmos uma maneira de parar tudo isso, por meio da nossa união e troca de ideia. Chega de apenas observar. Seremos a voz de quem não pode se defender.”

Vale lembrar que deve ser votado nos próximos dias no plenário da Câmara dos Deputados o PL do Licenciamento (3729/2004), que estabelece novas regras para o licenciamento ambiental no país. O projeto ganhou um substitutivo que altera os principais pontos da proposta original.

Tendo como relator o deputado Kim Kataguiri (DEM-SP), que defende a diminuição dos padrões de proteção ambiental no país sob a justificativa de “destravar a economia”, o substitutivo prevê autolicenciamento para inúmeras atividades que também são apontadas como responsáveis por impactos ambientais. A proposta também ignora as avaliações feitas por técnicos responsáveis pela gestão de Unidades de Conservação (UCs), entre outros pontos considerados preocupantes.

A exigência de licenciamento ambiental surgiu no Brasil na década de 1980 pra tentar conter o elevado crescimento de práticas como grilagem, desmatamento e violência decorrentes da exploração da Amazônia. No caso do Licenciamento por Adesão e Compromisso (LAC), a preocupação é que a situação resgate os maus índices do passado.

David Arioch S.A. Barcelos

Jornalista (MTB: 10612/PR) e mestre em Estudos Culturais (UFMS).

Visualizar comentários

  • Sera que tb vao ter ideia pra acabar com a poluiçao de Sao Paulo e trazer o rio Tietê que tambem era o rio vivo a vida???? O Brasil nao é sò Amazona e la ja nao é de hoje o desmatamento...as queimadas corre o Brasil inteiro a poluiçao corre o Brasil inteiro Valinhos em tempo antigo era so arvores e campos hoje que se vê é condomini pra cada esquina nao é so o Amazona que precisa de socorro ambiental acorda Brasil o povo fala lindo..mais nao recicla nem o proprio lixo??essa é a realidade do Brasil..o povo quer ensinar os governantes a cuida da flora mais nao cuida nem do quintal de casa ...To se foda pra politica muitos metem boca..mais nao levanta o rabo pra fazer um trabalho social, ajuda alguem..os que fazem sao pouco ..vixi pronto falei????

    • Pq vc não vem também para manifestação? reclamação por comentário na internet não costuma surtir efeito...vc precisa também pressionar pessoalmente.

Posts Recentes

Quando uma criança viu o sofrimento de um peixe

Uma criança viu pela primeira vez um peixe sendo tirado da água. Lutava com o…

21 horas ago

O animal não cabe dentro do interesse humano

Ver o interesse dos animais não significa querer ou fazer com que esse interesse prevaleça,…

2 dias ago

Se quem mata animais profissionalmente é cruel, devemos nos perguntar, é cruel em nome de quem?

Há muito tempo quem mata animais no matadouro é associado à crueldade. Encontramos exemplos em…

3 dias ago

A morte é uma libertação para o animal explorado?

Esta semana, quando um boi teve morte súbita a caminho de um matadouro no Paraná,…

5 dias ago

No século 19, Comte observou que humanos estavam tratando outros animais como “laboratórios nutritivos”

Em “A lição de sabedoria das vacas loucas”, Lévi-Strauss cita como Auguste Comte, mais conhecido…

6 dias ago

Homem que trabalhou em matadouro reconhece crueldade do abate

Conheci a história de um homem que trabalhou em um matadouro abatendo cerca de 500…

7 dias ago