De acordo com informações da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, o volume de exportação de carne halal bovina brasileira para os Emirados Árabes Unidos já cresceu 439,84% em comparação com o primeiro semestre de 2018. Com o apoio do Ministério da Agricultura, houve aumento das exportações não apenas para os Emirados Árabes, mas para todo o bloco de países árabes. O Brasil hoje é o maior mercado exportador de carne halal do mundo.
De acordo com Ali Saifi, diretor-executivo da Cdial Halal, empresa de referência em certificação halal, até 2020, e com o apoio do Ministério da Agricultura, o Brasil tem condições de ampliar como um todo as exportações de carne halal para países árabes e asiáticos em pelo menos 60%. Atualmente o país exporta para 22 países de cultura predominante islâmica – o que representa mais de dois milhões de toneladas de carne halal.
Segundo o Ministério da Agricultura, a Indonésia é o país mais recente a se interessar pela carne halal brasileira, após recente visita da ministra Tereza Cristina, que viajou à Ásia para fechar contratos que incluem a exportação de gado em pé. Para ganhar novos mercados, a promessa tem sido de venda de carne a preços mais baixos que a Austrália.
No abate halal, que este ano foi proibido na região de Flandres, na Bélgica, por ser considerado cruel e antagônico à legislação de bem-estar animal, o boi, por exemplo, não passa por nenhum suposto procedimento de insensibilização e recebe um corte no pescoço em movimento de meia-lua, que culmina no corte dos três principais vasos – jugular, traqueia e esôfago.
Outra prioridade do Ministério da Agricultura, como já reforçado pela ministra Tereza Cristina, é a ampliação da exportação de gado em pé. As negociações em andamento incluem Vietnã, Egito, Turquia, Jordânia, Iraque, Líbano, Irã e Uruguai.
A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec) aponta que o Brasil já enviou mais de 827 mil toneladas de carne para fora do país este ano – o que significa aumento de 25,5% em comparação com o mesmo período de 2018.
Em “O Polonês”, seu mais recente romance publicado no Brasil, o escritor sul-africano J.M. Coetzee,…
No livro “A Idade do Ferro”, de J.M. Coetzee, que se passa durante os últimos…
No filme belga “O Jovem Ahmed”, dos irmãos Dardenne, Ahmed (Idir Ben Addi), após cometer…
Quando se aceita que não há crueldade no que se faz contra os animais, como…
Ser vegano “é coisa de mulher”? Autoras como Carol J. Adams trazem contribuições para pensarmos…
Estudado em escolas de comunicação social do mundo todo e falecido recentemente, o filósofo e…