Notícias

338 fazendas leiteiras em Wisconsin foram fechadas este ano

Atualmente, a população dos Estados Unidos está consumindo 37% menos leite do que nos anos 1970 (Acervo: Milwaukee Journal Sentinel)

Segundo informações do Departamento de Agricultura, Comércio e Defesa do Consumidor de Wisconsin, 54 fazendas leiteiras foram fechadas no estado de Wisconsin, nos Estados Unidos, no mês de junho. Em maio, o número foi ainda maior – 78 fazendas saíram do ramo de laticínios.

Só em 2018, 338 fazendas do Wisconsin, conhecido como “a terra dos laticínios”, desistiram da produção de leite. Em comparação com 2017, o número de pecuaristas abandonando o negócio já foi superado em 30%.

Atualmente, a população dos Estados Unidos está consumindo 37% menos leite do que nos anos 1970, o que tem feito com que pecuaristas e laticínios migrem para outras atividades – ou até mesmo troquem o leite de vaca pelo leite baseado em vegetais.

Exemplos são a Arla Foods e Dean Foods, grandes empresas do ramo de laticínios que encerraram contratos com dezenas de pecuaristas do estado de Wisconsin e criaram a marca Good Karma Foods, de leites vegetais. A principal justificativa de quem está deixando esse ramo é a volatilidade do mercado aliada à queda no interesse do consumidor por produtos lácteos.

David Arioch

Jornalista (MTB: 10612/PR), mestre em Estudos Culturais (UFMS) com foco em pesquisa sobre veganismo e fundador da Vegazeta.

Posts Recentes

O bezerro no prato e o som de tripa de carneiro

Em “O Polonês”, seu mais recente romance publicado no Brasil, o escritor sul-africano J.M. Coetzee,…

1 semana ago

O abate que (quase todos) ignoram

No livro “A Idade do Ferro”, de J.M. Coetzee, que se passa durante os últimos…

2 semanas ago

Uma reflexão sobre a violência por trás do leite

No filme belga “O Jovem Ahmed”, dos irmãos Dardenne, Ahmed (Idir Ben Addi), após cometer…

3 semanas ago

Por que ser cruel com os animais?

Quando se aceita que não há crueldade no que se faz contra os animais, como…

4 semanas ago

Ser vegano “é coisa de mulher”?

Ser vegano “é coisa de mulher”? Autoras como Carol J. Adams trazem contribuições para pensarmos…

1 mês ago

Uma crítica ao “veganismo de mercado” a partir do pensamento de Habermas

Estudado em escolas de comunicação social do mundo todo e falecido recentemente, o filósofo e…

2 meses ago