James Cromwell e DxE vão libertar 100 perus que seriam abatidos

James Cromwell foi preso tantas vezes por fazer ativismo em defesa dos animais que perdeu as contas (Fotos: Reprodução)

O ator e produtor vegano James Cromwell, mais conhecido como o fazendeiro Arthur Hoggett, do filme “Babe”, vai participar de uma ação de libertação de 100 perus neste mês em que é celebrado nos Estados Unidos o Dia de Ação de Graças. A iniciativa é coordenada pela rede de direitos animais Direct Action Everywhere (DxE).

Os animais serão libertados de uma fazenda da Norbest LLC, uma subsidiária da Pitman Family Farms, de Utah. A ação tem o aval do empresário Rick Pitman, que conheceu o fundador da DxE Wayne Hsiung quando ele foi acusado criminalmente de invadir uma de suas fazendas para libertar uma ave.

Durante o episódio, tanto Hsiung quanto Pitman concordaram em resolver a questão fora do tribunal, o que fez surgir a ideia da libertação de 100 perus em um gesto de boa vontade. Até o final do mês, as aves serão encaminhadas para santuários. Em contrapartida, Hsiung, James Cromwell e outros participantes da ação de libertação animal vão levar comida vegana e presentes para os funcionários da Norbest.

Para além de sua fama no cinema, James Cromwell foi preso tantas vezes por fazer ativismo em defesa dos animais que perdeu as contas. Uma de suas campanhas mais bem-sucedidas foi contra a exploração de golfinhos pelo SeaWorld, que gerou comoção internacional. A transição do ator para o vegetarianismo ocorreu em 1975, logo depois que ele percorreu o Texas de moto e observou como viviam os animais em confinamento.

Depois que retornou da Austrália após a finalização de “Babe”, filme que o fez refletir profundamente sobre a nossa relação com os animais, Cromwell se viu na obrigação de fazer algo. Desde então, o ator atuou no resgate de muitos animais, narrou documentários sobre a exploração animal, incluindo “Farm to Fridge”, de 2011, e ajudou santuários. Na perspectiva de James Cromwell, negar a um animal o direito à vida e à autodeterminação é uma agressão contra o planeta e todos os seres sencientes. Para o ator, o veganismo é a melhor forma de ajudar os animais.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *