Notícias

Ativistas protestam na próxima quinta contra o desmatamento da Amazônia

Agropecuária é apontada como grande responsável pelo desmatamento da Amazônia (Foto: Ricardo Beliel/Brazil Photos/LightRocket via Getty Images)

Na quinta-feira, a partir das 12h, ativistas do Climate Save Movement vão protestar em frente à Embaixada do Brasil em Londres. O objetivo é chamar atenção para o desmatamento da Amazônia e também criticar as políticas ambientais brasileiras e a transferência da demarcação de terras indígenas para o Ministério da Agricultura.

“A ação mais eficaz que todos nós podemos tomar para salvar as florestas tropicais é adotar um estilo de vida vegano, já que a grande maioria da produção mundial de soja é usada como ração animal. Este dia de ação também trará uma mensagem pró-vegana, encorajando o público a pensar sobre como nossas próprias ações têm um impacto sobre o mundo ao nosso redor”, informou o movimento Climate Save em sua página no Facebook.

O total da área desmatada na Amazônia já chegou a um milhão de quilômetros quadrados, segundo o artigo “Amazon Tipping Point”, publicado recentemente na revista Science Advances pelo professor Thomas Lovejoy, da George Mason University, dos Estados Unidos, e pelo coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas, Carlos Nobre.

Lovejoy e Nobre enfatizam que, para além do desmatamento, outro fator que tem impactado muito no ciclo hidrológico amazônico é o uso indiscriminado do fogo por agropecuaristas durante períodos secos, visando a formação de lavouras e pastagens.

Segundo o Greenpeace, a pecuária na Amazônia brasileira é responsável pela destruição de um em cada oito hectares. A Fundação Joaquim Nabuco afirma que a pecuária é responsável por 65% do desmatamento da Amazônia. Já a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) informa que 80% do desmatamento foi provocado pela conversão de terras em pastos e produção de grãos destinados à alimentação de animais criados para consumo.

David Arioch Barcelos

Jornalista (MTB: 10612/PR), mestre em Estudos Culturais (UFMS) com pesquisa com foco em veganismo e fundador da Vegazeta.

Posts Recentes

Por que não ter empatia por outros animais?

No filme “American Honey”, de Andrea Arnold, Star (Sasha Lane) pega carona com um caminhoneiro…

20 horas ago

Comer animais é cobri-los para não reconhecê-los

No livro “Suicídios Exemplares”, Enrique Vila-Matas apresenta um jogador de futebol que fala sobre o…

3 dias ago

Em um mundo de destruição ambiental, a fé pode nos salvar?

Em um mundo de destruição ambiental, a fé pode nos salvar? Mas fé em que…

3 dias ago

É um erro dizer que o veganismo é colonialista

Há pessoas que se opõem ao veganismo que afirmam que o veganismo é colonialista, que…

1 semana ago

Por que veganos não deveriam usar o termo “esquizofrenia moral”

Há anos, li pela primeira vez o termo “esquizofrenia moral” sendo usado por Gary Francione…

1 semana ago

Por que há pessoas desistindo do veganismo

Quando se é vegano e sai uma matéria na grande mídia sobre pessoas que dizem…

1 semana ago