Notícias

Brasil é o sexto país que mais lança produtos veganos

Aumento de lançamentos de produtos veganos é uma resposta à demanda nacional

Uma pesquisa realizada pela empresa britânica de pesquisa de mercado global Mintel revelou que o Brasil é o sexto país que mais lançou produtos veganos entre junho de 2017 e julho de 2018. A posição é dividida com outras nações que estão vivenciando a emergência do veganismo, como Canadá, Austrália, Itália e Áustria. Ponderando que até a década passada, quando se falava em produtos para veganos, o mercado se restringia mais ao Reino Unido e Estados Unidos essa revelação é bem positiva.

Com base na pesquisa da britânica Mintel, isso significa que se o Brasil está investindo na indústria de produtos para veganos é porque há uma demanda crescente – por parte de veganos, vegetarianos e até mesmo pessoas dispostas a reduzirem o consumo de produtos de origem animal.

De olho nesse crescimento, alguns meios de comunicação estão dando cada vez mais visibilidade ao veganismo. No último domingo, por exemplo, o portal Terra destacou o crescimento do veganismo no Brasil e, em consequência disso, declarou que o “mercado vegano vem crescendo a passos largos e trazendo novas oportunidades de negócios”. A releitura feita desse mercado vai ao encontro de uma realidade mundial, considerando que o mercado vegano cresce no mundo todo.

Segundo a reportagem publicada pelo Terra, o veganismo está longe de ser uma moda passageira. “A conscientização é uma prova disso, hoje cada vez mais as pessoas estão preocupadas com os alimentos que chegam à sua mesa. […] O estilo de vida, que é baseado em não consumir e nem utilizar nada que provém de animais cresce e traz novas oportunidades de negócio e mais humanização no processo de produção de alimentos, roupas e até cosméticos”, enfatiza. A matéria também faz uma observação sobre o aumento do número de restaurantes veganos, trazendo opções de cardápios inovadores.

David Arioch Barcelos

Jornalista (MTB: 10612/PR), mestre em Estudos Culturais (UFMS) com pesquisa com foco em veganismo e fundador da Vegazeta.

Visualizar comentários

  • Eu gosto da informação valiosa que você fornece em seus artigos. Vou marcar seu blog e verificar novamente aqui regularmente. Boa sorte para a próxima!

Posts Recentes

E se você fosse insensibilizado e morto contra a sua vontade?

Vamos considerar que alguém seja insensibilizado para ser morto contra a sua vontade. Isso torna…

3 semanas ago

Quem gostaria de sofrer como um peixe?

No filme “Fish Tank”, lançado no Brasil como “Aquário”, de Andrea Arnold, há uma cena…

3 semanas ago

Por que fazemos com animais o que psicopatas fazem com humanos?

A série “Monstro: A História de Ed Gein”, da Netflix, traz uma cena no segundo…

3 semanas ago

Não faz sentido dizer que veganos matam mais animais

Chamam a atenção os esforços que pessoas que se opõem ao veganismo fazem para tentar…

4 semanas ago

O consumo humano como miséria dos animais

No romance “Ponciá Vicêncio”, de Conceição Evaristo, há um momento em que Ponciá está deitada…

4 semanas ago

A vaca como “escrava do homem”

Há um momento no livro “Quarto de Despejo” em que Carolina Maria de Jesus reflete…

1 mês ago