Categorias: NotíciasSaúde

Dieta à base de vegetais pode ajudar a reduzir risco de câncer de mama

Foto: iStock

Pesquisas mostram que o que comemos pode influenciar o risco de câncer, mas nem sempre está claro quais alimentos ou padrões alimentares são melhores para a prevenção do câncer. Os resultados de um novo estudo apresentado em junho no encontro anual da American Society for Nutrition sugerem que a qualidade da dieta pode ser fundamental.

O estudo, baseado em dados de mais de 65 mil mulheres na pós-menopausa que foram avaliadas por mais de duas décadas, aponta que uma dieta saudável à base de vegetais está associada a um risco 14% menor de câncer de mama.

“Essa descoberta destaca que aumentar o consumo de alimentos vegetais saudáveis ​​e diminuir o consumo de alimentos de origem animal e vegetal menos saudáveis ​​pode ajudar a prevenir todos os tipos de câncer de mama”, diz o principal autor da pesquisa, Sanam Shah, doutorando do Centro de Pesquisa em Epidemiologia e Saúde da População na Universidade de Paris-Saclay.

Para o novo estudo, os pesquisadores se concentraram também na diferenciação entre alimentos vegetais saudáveis – como grãos integrais, frutas, vegetais (incluindo oleaginosas e leguminosas), óleos vegetais e chá ou café – e alimentos de origem vegetal que o estudo categorizou como menos saudáveis, incluindo sucos de frutas industrializados, grãos refinados, bebidas açucaradas e sobremesas.

“O que é diferente em nosso estudo é que podemos destrinchar os efeitos da qualidade dos alimentos vegetais, o que não foi o foco de estudos anteriores sobre outros padrões alimentares”, aponta Shah. “Ao pontuar alimentos saudáveis, não saudáveis ​​e de origem animal, analisamos de forma abrangente a ingestão de alimentos, considerando a ‘saudabilidade’ dos grupos de alimentos.”

Os pesquisadores analisaram dados de 65.574 mulheres na pós-menopausa vivendo na França que preencheram questionários de ingestão alimentar e foram acompanhadas por uma média de 21 anos. Ao longo do estudo, 3.968 participantes foram diagnosticadas com câncer de mama. A comparação das taxas de câncer de mama entre mulheres com diferentes qualidades alimentares revelou diferenças significativas no risco de câncer entre aquelas com dietas saudáveis ​​e não saudáveis.

As descobertas sugerem que a escolha de alimentos saudáveis ​​à base de vegetais provavelmente é útil para a prevenção do Câncer. No entanto, Shah pontua que são necessárias mais pesquisas para avaliar as conexões entre dieta e risco de câncer em diversas populações, em particular para determinar a causalidade.

David Arioch

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Visualizar comentários

Posts Recentes

Preocupação com o meio ambiente não deve ser apenas sobre nós

É importante a conscientização sobre as mudanças climáticas e impactos ambientais associados ou não à…

25 minutos ago

Sue Coe: “Animais criados para consumo são estuprados toda vez que são inseminados”

Em um vídeo com duração de cinco minutos disponibilizado pela revista ArtForum com a artista…

20 horas ago

Santuário Filhos da Luz precisa de ajuda para não fechar as portas

O Santuário Filhos da Luz, de Tramandaí (RS), que abriga mais de 300 animais, entre…

22 horas ago

Museu Mineiro recebe festival vegano no dia 21

No domingo (21), das 11h às 18h, o festival vegano Paraíso Veg será no Museu…

23 horas ago

Consumir proteína animal é financiar um sistema perverso

No Brasil, a ordem de consumo de animais é a seguinte: frangos, suínos e bovinos,…

1 dia ago

Toda hora tem boi a caminho da morte

Um percurso de criaturas pacíficas num momento pacífico? E vão lado a lado, como se…

2 dias ago