Pesquisas mostram que o que comemos pode influenciar o risco de câncer, mas nem sempre está claro quais alimentos ou padrões alimentares são melhores para a prevenção do câncer. Os resultados de um novo estudo apresentado em junho no encontro anual da American Society for Nutrition sugerem que a qualidade da dieta pode ser fundamental.
O estudo, baseado em dados de mais de 65 mil mulheres na pós-menopausa que foram avaliadas por mais de duas décadas, aponta que uma dieta saudável à base de vegetais está associada a um risco 14% menor de câncer de mama.
“Essa descoberta destaca que aumentar o consumo de alimentos vegetais saudáveis e diminuir o consumo de alimentos de origem animal e vegetal menos saudáveis pode ajudar a prevenir todos os tipos de câncer de mama”, diz o principal autor da pesquisa, Sanam Shah, doutorando do Centro de Pesquisa em Epidemiologia e Saúde da População na Universidade de Paris-Saclay.
Para o novo estudo, os pesquisadores se concentraram também na diferenciação entre alimentos vegetais saudáveis – como grãos integrais, frutas, vegetais (incluindo oleaginosas e leguminosas), óleos vegetais e chá ou café – e alimentos de origem vegetal que o estudo categorizou como menos saudáveis, incluindo sucos de frutas industrializados, grãos refinados, bebidas açucaradas e sobremesas.
“O que é diferente em nosso estudo é que podemos destrinchar os efeitos da qualidade dos alimentos vegetais, o que não foi o foco de estudos anteriores sobre outros padrões alimentares”, aponta Shah. “Ao pontuar alimentos saudáveis, não saudáveis e de origem animal, analisamos de forma abrangente a ingestão de alimentos, considerando a ‘saudabilidade’ dos grupos de alimentos.”
Os pesquisadores analisaram dados de 65.574 mulheres na pós-menopausa vivendo na França que preencheram questionários de ingestão alimentar e foram acompanhadas por uma média de 21 anos. Ao longo do estudo, 3.968 participantes foram diagnosticadas com câncer de mama. A comparação das taxas de câncer de mama entre mulheres com diferentes qualidades alimentares revelou diferenças significativas no risco de câncer entre aquelas com dietas saudáveis e não saudáveis.
As descobertas sugerem que a escolha de alimentos saudáveis à base de vegetais provavelmente é útil para a prevenção do Câncer. No entanto, Shah pontua que são necessárias mais pesquisas para avaliar as conexões entre dieta e risco de câncer em diversas populações, em particular para determinar a causalidade.
Em “O Polonês”, seu mais recente romance publicado no Brasil, o escritor sul-africano J.M. Coetzee,…
No livro “A Idade do Ferro”, de J.M. Coetzee, que se passa durante os últimos…
No filme belga “O Jovem Ahmed”, dos irmãos Dardenne, Ahmed (Idir Ben Addi), após cometer…
Quando se aceita que não há crueldade no que se faz contra os animais, como…
Ser vegano “é coisa de mulher”? Autoras como Carol J. Adams trazem contribuições para pensarmos…
Estudado em escolas de comunicação social do mundo todo e falecido recentemente, o filósofo e…
Visualizar comentários
Olá tudo bem? Espero que sim :)
Adorei seu artigo,muito bom mesmo!
Abraços e continue assim.